Cinco das nove cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, suspenderam a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 por falta de vacinas. O dia 'D' de mobilização aconteceu neste sábado (30) em todo o país e, em pelo menos seis cidades do Vale do Ribeira, as doses também acabaram.
O dia de mobilização foi uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde. Para a campanha, foram adquiridas 54 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
Cubatão, Mongaguá, Itanhaém Bertioga e Peruíbe suspenderam a vacinação por falta de doses. A previsão é que essas cidades recebam, nos próximos dias, novos lotes da vacina e possa retomar a campanha até quarta-feira.
Santos foi a única cidade em que não houve a falta de vacinas. Alguns postos de Praia Grande , Guarujá e São Vicente estão com poucas doses, mas como há vacinas em outras unidades, não foi necessário interromper a campanha. Essas cidades também devem receber novas doses do Governo do Estado durante o início da semana para suprir a demanda.
Veja a situação de cada cidade:
A Prefeitura de Cubatão informou que recebeu 11.400 vacinas e que espera um novo lote de até 20 mil doses na terça-feira. A vacinação deve ser retomada na quarta-feira.
Em Mongaguá, a vacinação do Dia D contou com 5.600 doses. Porém, devido à grande procura, as vacinas esgotaram por volta das 13h. Nesta segunda, está previsto o abastecimento do novo lote e a vacinação deve ser retomada até terça-feira.
As vacinas em Bertioga terminaram por volta das 14h, devido a grande demanda. A previsão é que novos lotes cheguem até quarta-feira, quando a campanha deve ser retomada.
Em Peruíbe, as 7 mil doses da vacina também terminaram neste sábado. A prefeitura espera receber novos lotes no começo da semana. A previsão é que a vacinação seja retomada na quarta-feira.
São Vicente vacinou mais de 19 mil pessoas neste sábado. No fim do dia, algumas unidades estavam com apenas algumas doses. Por isso, quem procurar os postos nesta segunda-feira pode não encontrar a vacina. A prefeitura espera receber mais vacinas até terça-feira. A campanha não foi suspensa devido a pouca quantidade de doses.
Praia Grande recebeu 20 mil doses da vacina contra a gripe. As doses se esgotaram em três unidades básicas de saúde mas cerca de 5 mil doses restantes devem ser redistribuidas nos postos nesta segunda-feira. Por isso, quem procurar os postos, pode não encontrar a vacina. A prefeitura estima que, entre segunda e terça-feira receba novos lotes.
A Prefeitura de Itanhaém informou que as doses da vacina terminaram no sábado. A previsão é que haja a entrega de um novo lote na terça-feira e a campanha seja retomada na quarta-feira.
Guarujá, recebeu 24 mil doses da vacina e todas as unidades de saúde atenderam a população neste sábado (30). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o problema pontual de falta de vacinas em algumas unidades no período da tarde foi ocasionado porque o Governo Federal encaminhou ao Governo Estadual uma remessa menor de doses para este primeiro dia de campanha. As outras doses serão encaminhadas à cidade a partir desta segunda-feira (2).