O número de homicídios na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, no primeiro semestre deste ano, caiu. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em comparação aos três primeiros meses de 2015, a região registrou quase 24% menos crimes deste tipo (veja a tabela e entenda os registros).
Ribeira (Foto: Secretaria de Segurança Pública/
Governo de São Paulo)
Entre janeiro e março de 2015, se somados todos os tipos de homicídio, a Baixada Santista e o Vale do Ribeira registraram 191 crimes. Neste ano, porém, foram apenas 146 delitos deste tipo na região.
O levantamento inclui as cidades de: Barra do Turvo, Cubatão, Ilha Comprida, Jacupiranga, Pariquera-Açu, Registro, Bertioga, Eldorado, Iporanga, Juquiá, Pedro de Toledo, Santos, Cajati, Guarujá, Itanhaém, Miracatu, Peruíbe, São Vicente, Cananéia, Iguape, Itariri, Mongaguá, Praia Grande e Sete Barras.
No levantamento feito pela Secretaria de Segurança de São Paulo, os homicídios são divididos em seis categorias.
A espécie com mais registros foi “homicídio culposo por acidente de trânsito”. Em 2015, foram somados 67 crimes deste tipo. Neste ano, contudo, o número caiu para 57.
A “vice-liderança” no ranking de homicídios é na categoria “número de vítimas em homicídio doloso”. Nos três primeiros meses deste ano, foram registrados 44 casos, contra 61 de 2015, uma queda de quase 28%.
As categorias com menos casos registrados são “homicídio doloso por acidente de trânsito” e “número de vítimas de homicídio doloso por acidente de trânsito”. Nos três primeiros meses de 2015, apenas um caso de cada tipo foi registrado. De janeiro a março de 2016, ainda não foram registrados ocorrências deste tipo.
Estupro
O número de estupros na Baixada Santista e do Vale do Ribeira subiu. De acordo com a tabela divulgada pela Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, foram registrados, nos três primeiros meses de 2015, 87 estupros. Já de janeiro a março de 2016, foram 126 ocorrências deste tipo na região.