04/11/2016 08h08 - Atualizado em 04/11/2016 14h31

PF prende grupo suspeito de desviar produtos químicos para tráfico em SP

Onze mandados de prisão são cumpridos na região de Ribeirão Preto.
Substâncias eram desviadas do comércio formal para 'batizar' drogas.

Do G1 Ribeirão e Franca

A Polícia Federal deflagrou na madrugada desta sexta-feira (4) na região de Ribeirão Preto (SP) a “Operação Íons”, para desarticular uma quadrilha suspeita de desviar produtos químicos do comércio formal para o tráfico de drogas no interior de São Paulo.

Em nota, a PF informou que cumpre 11 mandados de prisão temporária, 25 de busca e apreensão e 14 de condução coercitiva – quando a pessoa é levada para prestar depoimento – em Ribeirão, Batatais (SP), Brodowski (SP) e Guariba (SP).

Ainda de acordo com a PF, as empresas investigadas desviavam substâncias químicas do comércio legal para “batizar” drogas, principalmente cocaína. A ação consiste em misturar outros produtos ao entorpecente durante o processo de refino, para aumentar a quantidade.

O esquema foi descoberto durante uma fiscalização, em outubro do ano passado, quando a “Comissão de Controle de Produtos Químicos” da PF identificou erros na documentação apresentada por uma das empresas investigadas.

Os agentes encontraram lançamentos inconsistentes e fictícios nas planilhas de controle de produtos químicos, que devem ser informadas mensalmente à PF. A partir daí, as investigações conseguiram comprovar o desvio ilegal das substâncias.

“Verificou-se que a principal empresa fiscalizada atuava de forma colaborativa com outras três empresas (todas regularmente constituídas) na distribuição reiterada de produtos químicos controlados para narcotraficantes na região de Ribeirão Preto”, diz a nota.

Desde outubro, três pessoas já foram presas por participação no esquema. Um laboratório clandestino também foi descoberto pelos agentes. No local era fabricada uma substância chamada “bomba”, usada para transformar a pasta base de cocaína na droga em pó.

A PF informou que os suspeitos serão indicados por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. As penas somadas podem chegar a 25 anos de prisão em regime fechado.

Agentes da PF cumprem mandados de busca e apreensão em Ribeirão Preto (Foto: Paulo Souza/EPTV)Agentes da PF cumprem mandados de busca e apreensão em Ribeirão Preto (Foto: Paulo Souza/EPTV)
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de