Azul cancela voos em Viracopos por 'questões técnicas' pela segunda vez em quatro dias
Pela segunda vez em quatro dias, a Azul cancelou voos no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), por “questões técnicas”. Assim como no primeiro episódio, a companhia aérea não detalhou os problemas que levaram aos cancelamentos.
Segundo a Azul, 11 viagens foram canceladas nesta sexta-feira (20). Na terça (17), a suspensão de pelo menos oito voos já havia causado frustração e estresse em passageiros, que disseram ter sido pegos de surpresa e reclamaram da falta de orientação por parte da empresa.
✈️ O painel de voos do terminal aéreo aponta os seguintes voos como cancelados:
Partidas
Chegadas
- Recife - Campinas, às 6h25
- Porto Alegre - Campinas, às 7h35
- Brasília - Campinas, às 10h
- Marília - Campinas, às 12h30
- Vitória - Campinas, às 12h40
Em nota, a Azul informou que os cancelamentos foram comunicados pelos canais oficiais da companhia com antecedência mínima de 24 horas e lamentou os transtornos. “Ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia”, afirmou.
“Os Clientes estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com opção de reacomodação em outros voos da própria empresa. Somente nesta sexta-feira, dia 20, estão previstos 348 voos chegando e partindo do aeroporto de Viracopos”, disse o texto.
Terminal do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) — Foto: Maurício Simionato/Viracopos
Viagens frustradas
A empresária Adriana Magnado programou uma viagem com o filho para Vitória (ES), mas descobriu que o voo foi cancelado ao chegar em Viracopos. “Você paga uma passagem mais cara para chegar mais rápido no destino, chega aqui e você fica um tempão”, lamentou.
"Perdi um evento que eu tinha em Vitória, e a gente não sabe nem a hora que vai embarcar, porque a menina falou que talvez tenha um voo às 18h. Olha a falta de respeito com a gente", disse a passageira.
Já o cabeleireiro Luiz Antônio de Alcântara e a irmã planejaram passar o Natal em Campina Grande (PB), mas também tiveram o voo cancelado pela Azul. “Vão colocar para 22h, só que teve outro voo que foi cancelado, então eles estão procurando uma forma de reacomodar os passageiros”.
"Agora eles passaram uma carta [declaração de preterição] para a gente explicar o motivo, o que a gente pretende fazer aqui. Se vai para um hotel ou aguardar aqui no aeroporto. São mais de oito, 10 horas de espera. É um absurdo isso", disse.
Cancelamento de viagens da Azul frustra passageiros no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) — Foto: Reprodução/EPTV