Por G1 SC


UFSC e a UFFS vão realizar o concurso por meio do Vestibular Unificado — Foto: Henrique Almeida/Agecom

O lançamento do Vestibular Unificado 2020, para seleção de vagas nos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi adiado e ainda não há uma data para ser lançado. A informação foi divulgada pela administração central da UFSC na quarta-feira (4), um dia antes da data prevista para a publicação do edital.

A universidade negou que o motivo para o adiamento tenha associação com a crise financeira causada pelo corte de verbas feito pelo governo federal. Em nota, a instituição explicou que a questão envolve questões burocráticas.

Ainda de acordo com a instituição, o adiamento ocorreu porque o Conselho Universitário (CUn) precisa finalizar a discussão sobre a proposta de alteração da Resolução Normativa 52, que dispõe sobre a política de ações afirmativas na UFSC, envolvendo as cotas, para os processos seletivos até 2022.

Conforme a UFSC, como nos meses de julho e agosto não foi possível ao CUn deliberar sobre a resolução, assim que publicação ocorra, será agendada uma nova data para lançamento do edital. O vestibular é um ato administrativo regular, regido pelo CUn, que é a instância máxima de deliberação da universidade.

A instituição informou ainda que a previsão para o início das inscrições está mantida para o dia 11 de setembro.

Vestibular unificado

No Vestibular Unificado 2020, a UFSC e a UFFS vão realizar o concurso juntas. No momento da inscrição os candidatos vão poder optar por uma das instituições, respondendo a mesma prova para o ingresso nos cursos de graduação.

Além das cidades onde costumeiramente a UFSC aplica as provas (Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão), o concurso também será realizado em Cerro Largo (RS), Erechim (RS), Laranjeiras do Sul (PR), Passo Fundo (RS) e Realeza (PR), municípios onde a UFFS mantém campi.

Rejeição ao Future-se

Na terça-feira (3), em reunião ampliada do Conselho Universitário (CUn) foi decidido que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) não vai aderir ao programa "Future-se" do Ministério da Educação (MEC).

No dia anterior, uma assembleia geral convocada pelo CUn indicou pela rejeição para adesão ao programa e aprovou ainda o estado de greve, mas sem ocupação dos prédios da UFSC. A votação também foi a favor pela suspensão do vestibular até que o corte de verbas seja revertido.

No encontro, a reitoria disse que todas as propostas seriam levadas ao CUn. Mas, no dia seguinte, pelas redes sociais, a UFSC garantiu que o vestibular está confirmado.

Outras deliberações

A universidade ainda deliberou por emitir um posicionamento à UFFS, em nota oficial, contra a nomeação do o terceiro colocado dos votos para reitor da universidade. O professor Marcelo Recktenvald, de 44 anos, foi recém-empossado na quarta-feira e nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Medidas de contenção

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!