26/05/2016 07h47 - Atualizado em 26/05/2016 12h22

Juca em Sorocaba atrai cerca de 6 mil universitários com jogos e shows

Serão quatro dias de disputas esportivas durante o dia e festas à noite.
Alunos ficarão alojados em colégios da cidade até o próximo domingo.

Ana Paula YabikuDo G1 Sorocaba e Jundiaí

Jogos são abertos ao público e os ginásios costumam ficar lotados (Foto: Divulgação)Jogos são abertos ao público e os ginásios costumam ficar lotados (Foto: Divulgação)

Cerca de seis mil estudantes de oito faculdades do Estado de São Paulo estão em Sorocaba (SP), desde a madrugada desta quinta-feira (26), para a realização da 23ª edição dos Jogos Universitários de Comunicação e Artes (Juca). Esta é a primeira vez que a cidade recebe o evento, que segue até o próximo domingo (29), com disputas esportivas durante o dia e festas no período da noite.

Última universidade a levantar o troféu geral, em Araraquara (SP), a Anhembi Morumbi defende o título contra o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, a Faculdade Cásper Líbero, a Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Metodista de São Bernardo do Campo, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e as Pontifícias Universidades Católicas de São Paulo e Campinas.

Competições esportivas serão realizadas em seis lugares diferentes da cidade (Foto: Divulgação)Competições esportivas serão realizadas em seis
lugares diferentes da cidade (Foto: Divulgação)

As competições esportivas têm início às 8h desta quinta-feira e seguem até o começo da noite em seis lugares diferentes: no Sesi, no Ginásio Municipal "Dr. Gualberto Moreira", nos ginásios do Éden e do Cajuru, e nos campos do Estrada e do Atlético Sorocaba.

Os alunos vão se enfrentar nas modalidades femininas e masculinas de vôlei, handebol, basquete e futsal, futebol de campo masculino, tênis, tênis de mesa, xadrez e natação. A novidade deste ano fica por conta do rúgbi, que, além do masculino, será disputado pela primeira vez entre as mulheres.

Todos os jogos são abertos ao público e os ginásios costumam ficar lotados. "Esta é a parte mais legal, na verdade. As torcidas fazem uma grande festa com bateria e bandeiras das faculdades", explica um dos organizadores do Juca, Murilo Cepellos.

Campeã individual em edições anteriores da competição, a estudante de Jornalismo Sarah Alves Lucena, de 20 anos, veio para Sorocaba com a missão de representar a PUC-SP, pela terceira vez seguida, nas modalidades de vôlei, basquete e handebol. "Nunca fomos campeões gerais, mas a PUC é sempre considerada a zebra dos jogos, porque acaba surpreendendo", comenta.

Além de Sarah, a comitiva da PUC-SP conta com mais de 450 pessoas. Os jogadores de cada time são escolhidos a dedo por um técnico esportivo contratado pelos alunos. "Todo começo de semestre nós organizamos uma peneira e passamos meses treinando. Esporte universitário é coisa séria e o Juca motiva os atletas".

Nilo Vieira já foi campeão com a Cásper Líbero três vezes (Foto: Nilo Parejo Vieira/Arquivo Pessoal)Nilo Vieira já foi campeão com a Cásper Líbero
três vezes (Foto: Nilo Parejo Vieira/Arquivo Pessoal)

Quatro dias de adrenalina
Os alunos vieram para as disputas em ônibus das próprias faculdades e ficarão alojados em colégios espalhados pela cidade. Para isso, foi necessário firmar uma parceria com as secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Educação.

"No meu primeiro ano, foi um perrengue tomar banho com água gelada, mas foi ficando mais fácil. São quatro dias em que a gente esquece de tudo e só vive de adrenalina. Ninguém tem fome ou se importa de não dormir direito", comenta Sarah.

Geralmente, os participantes dormem acampados em barracas ou enchem colchões de ar nas salas de aula e as refeições ficam por conta das atléticas, conforme explica o jornalista e ex-aluno da Cásper Líbero, Nilo Parejo Vieira, de 23 anos. "No alojamento nem sempre é possível tomar banho. Então, acontece um 'fenômeno' de movimentação da economia local. Os moradores da cidade abrem suas casas para que os alunos possam tomar banho e até mesmo comer, cobrando um valor acessível", conta.

Desde 2011, Nilo já participou de cinco edições do Juca como goleiro do time de handebol. Apesar da regra permitir um ex-aluno por modalidade, este ano o jovem estará do lado de fora das quadras. "Na Cásper, dificilmente realizamos seletivas. Basta a vontade de aprender e a dedicação constante", comenta. A faculdade é tricampeã dos jogos e conta com a torcida organizada Barrabrava Aguante Rojo e com a Bateria da Cásper para empurrar os atletas.

Noites de festa
Após um dia inteiro torcendo e cantando, os universitários fazem uma pausa para recarregar as forças e aguentar o resto da noite. Serão duas festas, que devem reunir cerca de 9 mil pessoas cada, no Centro Hípico Pagliato.

Valesca Popozuda é uma das atrações do evento (Foto: Caio Kenji/G1)Valesca Popozuda é uma das atrações do evento
(Foto: Caio Kenji/G1)

O primeiro show tem como atrações principais a banda CPM 22 e o rapper Emicida, nesta quinta-feira. A festa de sábado (28) fica por conta da funkeira Valesca Popozuda e do grupo de pagode Samba Responsa.

Os ingressos para uma noite custam R$ 80 e para os dois shows R$ 140 com open bar. Além disto, na sexta-feira (27), cada faculdade vai organizar a sua própria festa em lugares diferentes da cidade.

'Maior Juca de todos'
Criado em 1993, o Juca é promovido pelos próprios alunos sem o apoio das faculdades. Cada ano é realizado em uma cidade diferente e, como a maioria das universidades é de São Paulo, geralmente os organizadores escolhem municípios do interior do estado. "Mas já tivemos em Minas Gerais, por exemplo. A vantagem de Sorocaba é que tem estrutura e fica próxima de São Paulo. Só que, ao mesmo tempo, é tudo muito longe", ressalta Murilo.

Os vencedores serão premiados com medalhas e troféus e aqueles que se destacarem individualmente serão reconhecidos como melhores atletas da competição durante uma cerimônia. A maior campeã do torneio até agora é a Mackenzie, com 14 títulos. "A expectativa é de que esse seja o maior Juca de todos, com muita rivalidade, boas disputas em quadra e muita festa na arquibancada", completa Nilo.

Anhembi Morumbi foi a campeã geral da edição de 2015 em Araraquara (Foto: Divulgação)Anhembi Morumbi foi a campeã geral da edição de 2015 em Araraquara (Foto: Divulgação)
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de