(Foto: Nickolas Muray/Divulgação)
Inaugura neste domingo (27) uma esperada exposição sobre a pintora mexicana Frida Kahlo no Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo.
"Frida Kahlo - conexões entre mulheres surrealistas no México" traz 20 telas da artista, incluindo seis de seus famosos autorretratos. Também serão expostas outras 13 obras em papel: nove desenhos, duas colagens e duas litografias.
O visitante também verá a figura icônica de Frida Kahlo representada na obra de outros artistas. Na fotografia, o destaque é para o húngaro Nickolas Muray, que fez as famosas fotos de Frida que hoje estampam camisetas e bolsas. Também há fotografias de Lola Álvarez, Lucienne Bloch e Kati Horna.
No total, a exposição reúne mais de 100 obras, com pinturas, esculturas e fotografias de 16 artistas – a maioria mulheres mexicanas ou radicadas no México.
Assim como Frida, elas desafiaram as convenções por meio da arte surrealista, abordando temas como identidade e gênero. Entre elas estão a inglesa Leonora Carrington, a espanhola Remedios Varo e a mexicana María Izquierdo.
Frida Kahlo - conexões entre mulheres surrealistas no México
Onde: Instituto Tomie Ohtake
Quando: de 27 de setembro de 2015 a 10 de janeiro de 2016. Visitação de terça a domingo, das 11h às 20h.
Quanto: R$ 10, meia R$ 5. Grátis às terças-feiras
Ingressos: Antecipado no site ingresse.com ou no aplicativo do Instituto Tomie Ohtake. Venda na bilheteria do instituto de terça a domingo, das 10h às 19h