O número de casos de dengue caiu 82% no estado de São Paulo nos cinco primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2011, segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde. Entre janeiro e maio, os municípios paulistas tiveram 15.348 casos autóctones – contraídos dentro do estado. No mesmo período de 2011 foram 85.411.
Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, lidera o ranking de municípios com mais casos confirmados no período, 2781, seguido por Potim, com 1.673 registros. Depois aparece Pontal, na região de Ribeirão Preto (689 casos), e Cruzeiro, também no Vale do Paraíba (565 casos). Das 645 cidades de São Paulo, 348 não notificaram nenhum caso de dengue nos cinco primeiros meses de 2012.
A Secretaria de Estado da Saúde afirma que investe R$ 40 milhões anualmente no combate à dengue. No segundo semestre do ano passado, a secretaria lançou o Plano de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue, mobilizando governos e gestores de saúde de 283 municípios paulistas considerados prioritários, definidos com base na série histórica de dengue, índices de infestação predial e densidade populacional. Entre as medidas previstas estavam o apoio aos municípios para as visitas casa a casa e treinamentos de equipes de saúde.