Três estudantes de Itapeva (SP) comemoram os resultados conquistados na primeira fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A lista dos aprovados foi divulgada nesta terça-feira (3) e os três amigos se classificaram para enfrentar a segunda etapa da prova que ocorrerá nos dias 15 e 16 de dezembro.
A história do grupo foi publicada no G1 no último 11 de novembro, antes da primeira fase. O que chamou a atenção é que, apesar de disputarem as mesmas vagas, Marcos Vinicius Chagas Kawamura, Leonardo Santos Camargo e Victória Oliveira dos Anjos, todos com 17 anos, formaram um grupo de estudos e passaram o ano juntos se preparando para as provas.
Em entrevista ao G1, Victória contou que receberam a notícia da classificação quando estavam juntos, em um churrasco de confraternização. “Foi muito emocionante descobrir que nós três, que nos esforçamos juntos, estamos bem perto de uma das maiores conquistas das nossas vidas. Estou muito feliz”, conta.
Em Itapeva, Victória escolheu o curso de Engenharia de Produção oferecido no campus da cidade. Além disso, fez o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para o curso de Engenharia Mecânica. Ela passou nos dois vestibulares. Já os estudantes Marcos Vinícius e Leonardo, que são amigos há seis anos, optaram pelo curso de Engenharia Madeireira da Unesp.
(Foto: Jéssica Pimentel / G1)
Eles disputam uma das 40 vagas do curso em Itapeva para 2014. Ao todo, o curso teve 120 inscritos, o que dá uma concorrência de três candidatos por vaga. Apesar da concorrência, Marcos e Leonardo garantem que não há rivalidade. “Nós estudamos juntos e sempre nos ajudamos. Os outros sim são nossos concorrentes, mas nós não nos vemos assim”, comenta Camargo.
Também em entrevista ao G1, os jovens afirmaram que escolheram o curso por ser oferecido na cidade onde moram as famílias, o que não irá gerar custos de moradia durante os anos de estudos. Além disso, tem a facilidade de entrar no mercado de trabalho devido à realidade da região. “Estamos em uma região muito rica no setor madeireiro, portanto, queremos aproveitar isso além de continuarmos morando na casa dos nossos pais”, explica Kawamura.
Além das aulas, a dupla se organizou em uma espécie de plantão onde revisavam a matéria durante três horas por três vezes na semana. Agora, o trio já está de férias, mas vão tentar se encontrar para se prepararem para a prova definitiva. “Ainda vamos tentar nos reunir para estar ainda mais preparados para a segunda fase. Estamos confiantes e na torcida um pelo outro”, conta a adolescente.
2ª Fase da Unesp
A lista de classificação da 1ª fase foi divulgada nesta terça-feira (3). Foram aprovados para a segunda fase 41.147 candidatos. As provas ocorrem em 32 cidades paulistas, além de Brasília (DF), Dourados (MS), Três Lagoas (MS) e Uberlândia (MG) nos dias 15 e 16 de dezembro, das 14h às 18h30, com 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo.
A Unesp oferece 7.259 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2014. No total, há 171 opções de cursos em 23 cidades: Araçatuba (155 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (600), Dracena (40), Franca (400), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (270), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (90), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (80), São João da Boa Vista (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (184), São Vicente (80) e Tupã (120).
Além das 23 cidades com oferta de cursos, as provas são aplicadas também nas seguintes cidades paulistas: Americana, Campinas, Cananéia, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André e Sorocaba.
No vestibular 2014, o Sistema de Reserva de Vagas para a Escola Básica Pública (SRVEBP) garante um mínimo de 15% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública. Isso deve ampliar a proporção destes alunos nos cursos da Unesp, que no vestibular 2013 já era de cerca de 40% do total das vagas oferecidas.
O resultado final será divulgado em 27 de janeiro.