(Foto: Leonardo Carlesso/Arquivo Pessoal)
Após o temporal que atingiu o Rio Grande do Sul, na tarde de sexta-feira (18), caiu para 22 mil o número de clientes seguiam sem o fornecimento de energia elétrica no começo da noite deste sábado (19), segundo informações atualizadas das concessionárias responsáveis pelo serviço.
A Região Metropolitana de Porto Alegre é uma das áreas mais afetadas, mas de acordo com as empresas, equipes trabalham para restabelecer a normalidade e o serviço já foi normalizado em grande parte das áreas afetadas. Por volta das 19h, pouco mais de 35 mil clientes estavam sem luz, número que caiu para os atuais 22 mil.
De acordo com a concessionária RGE, 2 mil clientes seguiam sem luz. A empresa justifica que a força dos ventos provocou o rompimento dos cabos, principalmente na Região Metropolitana.
Na Zona Norte de Porto Alegre foram registrados ventos de 70 km/h no Aeroporto Salgado Filho, durante o temporal de sexta, segundo o Centro Integrado de Comando da prefeitura.
Já na área atendida pela concessionária AES Sul, 20 mil clientes seguiam sem energia elétrica, sendo 5 mil de Esteio, 4 mil de Canoas, e 2,5 mil de Nova Santa Rita. Estes números foram divulgados no final da tarde deste sábado e um novo balanço deve ser divulgado na manhã de domingo (20).
Na área atendida pela CEEE, o restabelecimento dos clientes afetados pelo temporal na Região Metropolitana está praticamente concluído, conforme a companhia informou no sábado.