Por Daniella Dias, Lucas Soares, TV Globo e g1 Rio


Cristo Redentor ganha novo acesso por trilha

Cristo Redentor ganha novo acesso por trilha

Reconhecida mundialmente por suas belezas naturais, a cidade do Rio de Janeiro ganhou dois novos pontos de lazer para moradores e visitantes nesta terça-feira (3).

A recém-inaugurada trilha "Paineiras-Corcovado" promete oferecer mais segurança para pedestres e facilitar o acesso ao icônico Cristo Redentor, um dos principais cartões-postais do Brasil.

A trilha fica entre o Centro de Visitantes Paineiras e o Corcovado, está aberta das 8h às 18h e é gratuita. O acesso é pela lateral da sede administrativa do Parque Nacional da Tijuca.

“Ela existia, mas não era dentro desse traçado. Trazia riscos porque passava no meio da estrada. Agora não. Temos uma trilha tinindo. Um dos mirantes mais bonitos do Rio de Janeiro”, explica a chefe do Parque Nacional da Tijuca, Viviane Lasmar.

Trilha Paineiras-Corcovado — Foto: Reprodução/TV Globo

De dificuldade moderada, a trilha possui 1,15 km de extensão e, apesar de não ser longa, é íngreme, e pode ser feita em 45 minutos.

O novo caminho integra o percurso total de 180 km da Trilha Transcarioca, que é a primeira trilha de longo curso nacional e que conecta diversas unidades de conservação da cidade do Rio.

Quem optar pela trilha, pode ter uma economia de até 70% no valor do transporte de acesso ao Corcovado.

“Ele vai pagar o ingresso do parque lá em cima, mas o preço do transporte, não vai ter que pagar. Além de poder usufruir de um pedaço lindo de trilha, em contato com a natureza”, fala Viviane.

O trajeto abriga, ainda, uma nova atração: o mirante "Cartão Postal", que está a 600 metros acima do nível do mar. Ele é feito de vidro e tem vista panorâmica para a Lagoa Rodrigo de Freitas, as praias da Zona Sul e a Pedra da Gávea.

Mirante Cartão Postal — Foto: Reprodução/TV Globo

LEIA TAMBÉM:

Investimentos de R$ 75 milhões

A Estrada das Paineiras é um ponto do Rio muito utilizado por ciclistas e corredores — Foto: Alexandre Macieira/ Riotur

Além da inauguração da trilha, foi anunciado um investimento de R$ 75 milhões em obras de revitalização e infraestrutura para o Corcovado e outros pontos do Parque Nacional da Tijuca. Os recursos serão usados pelos próximos 3 anos.

Os anúncios foram feitos pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Estão previstas obras essenciais de infraestrutura, de acessibilidade e melhorias com foco no Corcovado e em alguns outros setores da Unidade de Conservação (UC).

“Isso vai permitir, portanto, que mais pessoas possam conhecer e usufruir do Parque Nacional, que é um patrimônio da sociedade brasileira, mas também é um patrimônio mundial. Isso significa que a gente recebe muita visitação e agora, com esses recursos, essa visitação será muito mais qualificada. Terá uma infraestrutura muito mais adequada”, fala o presidente do ICMBio, Mauro Pires.

Revitalização do Corcovado prevê obras de acessibilidade — Foto: Reprodução/TV Globo

Na região do Corcovado, por exemplo, as intervenções começaram no fim de novembro e visam a estabilização de encostas e melhorias no sistema de drenagem de vias, como na Estrada das Paineiras, e a manutenção de contrafortes de sustentação do platô de visitação.

Também estão previstas melhorias gerais, como a modernização dos elevadores e do hall de acesso a esses equipamentos; das escadas rolantes; dos banheiros; a realização de projeto paisagístico; a implementação de coleta de lixo seletivo e a revisão das pilastras de sustentação do estacionamento.

Corcovado — Foto: Reprodução/TV Globo

O projeto de acessibilidade prevê a construção de rampas que vão auxiliar o acesso de Pessoas com Deficiência (PcD) ao Alto Corcovado; adaptações nos banheiros para cadeirantes e trocadores para crianças; implementação de piso tátil; e instalação de sinalização adequada. Além disso, haverá vagas exclusivas para esse público.

O planejamento inclui também projetos de manejo de espécies exóticas, monitoramento dos impactos da visitação e apoio ao desenvolvimento de pesquisas, de cursos e de publicações científicas.

Trilha Paineiras-Corcovado — Foto: Arte g1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!