31/07/2015 13h43 - Atualizado em 31/07/2015 13h43

Medida que permitiria circulação de ônibus de até 15 anos no RJ é anulada

Frota 'mais velha' poderia rodar na cidade por mais de uma década.
Nesta sexta (31), Governo desistiu da proposta que já fora publicada no DO.

Do G1 Rio

A medida que aumentaria a vida útil dos ônibus das linhas intermunicipais do Rio de Janeiro para até 15 anos foi barrada antes mesmo de entrar em vigor. Em nota publicada nesta sexta (31), o Detro e a secretaria de Estado de Transporte informaram que desistiram da estratégia, que foi muito criticada. A conservação dos veículos é uma das maiores reclamações dos usuários, como mostrou o Bom Dia Rio na quinta-feira (30).

Pela regra em vigor, os ônibus intermunicipais deveriam ter, no máximo, cinco anos de uso. Alguns poderiam chegar a sete, desde que a média total da frota não passasse dos cinco anos. Atualmente, a média é de 4,7 anos.

Com a nova medida, o departamento de trânsito tinha decidido que os ônibus que circulariam no Grande Rio e vão até o Centro da capital poderiam ter, no máximo, 7 anos. Já os ônibus que fazem linha entre as cidades metropolitanas poderiam chegar a 10 e, no caso dos carros que circulam apenas nos bairros dessas cidades, 20% da frota poderiam rodar por até 15 anos.

Ao Bom Dia Rio de quinta (30), quando a medida ainda vigorava, o professor de engenharia de transportes da PUC-Rio, Fernando MacDowell disse que considerava a medida inacreditável. “Inacreditável, absolutamente inacreditável você elevar isso para 15 anos, enquanto está todo mundo fazendo o inverso, para 8 anos, até 10 anos, outros com cinco anos e você levar para 15, a menos que eles estão pensando que não vai haver nenhuma redução na tarifa, porque vai ter, então teria que fazer uma tarifa mais barata”, afirmou MacDowell.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 RJ ou por Whatsapp e Viber.

tópicos:
veja também
Shopping
busca de produtos compare preços de