30/07/2015 08h17 - Atualizado em 30/07/2015 08h20

Medida permite circulação de ônibus 'mais velhos' entre cidades do RJ

Vida útil de algumas linhas de ônibus passou de cinco para 15 anos.
Medida é 'inacreditável' de acordo com especialista Fernando MacDowell.

Do G1 Rio

O Detro (Departamento de Transportes do Rio) aumentou a vida útil dos ônibus que fazem parte de algumas linhas intermunicipais do estado. A medida permite a circulação de ônibus “mais velhos” para fazer trajetos entre cidades da Região Metropolitana. Apesar da conservação dos veículos ser uma das maiores reclamações dos usuários, a mudança permite a utilização de ônibus por até 15 anos.

Pela regra antiga, os ônibus intermunicipais deveriam ter cinco anos de uso. Alguns poderiam chegar a sete, desde que a média total da frota não passasse dos cinco anos. Atualmente, a média é de 4,7 anos. Agora, o departamento de trânsito decidiu que os ônibus que circulam no Grande Rio e vão até o Centro da capital podem ter, no máximo, 7 anos. Já os ônibus que fazem linha entre as cidades metropolitanas podem chegar a 10 e, no caso dos carros que circulam apenas nos bairros dessas cidades, 20% da frota pode rodar por até 15 anos.

“Eu acho que na verdade não vai rodar o ônibus, nós é que vamos ter que descer pra empurrar, porque, se em cinco anos já está horrível dessa maneira, em 15 vamos à pé”, afirmou um usuário.

O professor de engenharia de transportes da PUC-Rio, Fernando MacDowell disse que considera a medida inacreditável. “Inacreditável, absolutamente inacreditável você elevar isso para 15 anos, enquanto está todo mundo fazendo o inverso, para 8 anos, até 10 anos, outros com cinco anos e você levar para 15, a menos que eles estão pensando que não vai haver nenhuma redução na tarifa, porque vai ter, então teria que fazer uma tarifa mais barata”, afirmou MacDowell.

O departamento de trânsito disse também que os carros mais velhos só vão rodar se tiverem vistoria do Detran e selo de segurança do Inmetro. A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros apresentou números que apontam que a idade média da frota vem caindo desde 2006, mas a nova medida poderá mudar essa tendência. O Detro não explicou o motivo dessa mudança e informou que será feita uma licitação para ônibus intermunicipais do Rio no fim ano.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 RJ ou por Whatsapp e Viber.

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de