seria para uso pessoal; jovem seguiria para SP
(Foto: Receita Federal / Divulgação)
O reforço da fiscalização na região da tríplice fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina, iniciada na segunda-feira (2), resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de cigarros, drogas, medicamentos, anabolizantes e de uma arma. O balanço parcial divulgado pela delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, compreende os três primeiros dias da Operação Muralha.
As apreensões foram feitas na barreira montada na praça de pedágio da BR-277 em São Miguel do Iguaçu. No total, foram tirados de circulação 2 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai, 20 kg de maconha, 1,7 mil frascos e comprimidos de anabolizantes e medicamentos, além de um revólver calibre 38 e munição.
Os cigarros estavam sendo transportados em um carro com placas de São José (SC) dirigido por uma mulher de 37 anos. O flagrante foi feito na segunda-feira por volta das 8h. E, após a abordagem e a apreensão da carga avaliada em R$ 9 mil, a suspeita foi identificada e liberada.
No mesmo dia, já por volta das 18h, agentes encontraram em um veículo com placas de Blumenau (SC) 400 comprimidos de medicamentos para disfunção erétil. O motorista, de 36 anos, disse que o produto era para uso próprio. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia da PF. Os outros três ocupantes foram liberados.
Um pouco mais tarde, um automóvel de Matelândia, também no oeste, foi apreendido com cerca de 400 potes de produtos cosméticos avaliados em R$ 2 mil. A mercadoria trazida do Paraguai foi descoberta com a ajuda do caminhão-escâner da Receita Federal que fica na aduana da Ponte Internacional da Amizade. Pai e filho foram liberados.
Já na noite de terça (3), agentes encontraram 20,2 kg de maconha em uma carreta. A droga estava em um compartimento na cabine. O motorista fugiu abandonando o veículo quando seguia em direção à fronteira para a fiscalização por meio do escâner.
Na quarta (4), em outro carro com placas de Blumenau (SC) foram encontrados 1,2 mil comprimidos de medicamentos para emagrecer e 36 frascos de anabolizantes escondidos sob o banco do passageiro. O motorista, de 53 anos, foi preso em flagrante.
À tarde, um jovem foi flagrado com um revólver e cerca de 50 projéteis de munição. O suspeito estava em um ônibus que seguia de Foz do Iguaçu para São Paulo (SP) e disse aos agentes que a arma seria para sua defesa pessoal. Ele foi preso e encaminhado à delegacia da Polícia Civil em São Miguel do Iguaçu.
Segundo a Receita Federal, o objetivo maior da operação é evitar que produtos contrabandeados, armas e drogas entrem no país.
Quer saber mais notícias da região? Acesse o G1 Oeste e Sudoeste