A Receita Federal iniciou nesta segunda-feira (2) uma nova ação de reforço no combate ao contrabando e ao tráfico de drogas, armas e munição na região da fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina. A Operação Muralha é realizada em conjunto com a Marinha, o Exército e as polícias Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), Civil (PC) e Militar (PM).
O objetivo maior não é apreender, mas evitar que este tipo de produto entre no país, aponta o delegado da RF em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, Rafael Dolzan, em especial às vésperas das Olimpíadas do Rio de Janeiro.
O bloqueio se concentra na praça de pedágio da BR-277 em São Miguel do Iguaçu. Equipes também farão o monitoramento do Lago de Itaipu, de estradas rurais e das pontes internacional da Amizade, com o Paraguai, e Tancredo Neves, com a Argentina. A ação não tem prazo para ser encerrada.
Já nas primeiras horas de fiscalização, agentes apreenderam um carro com placas de São José (SC) que transportava quatro caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai, totalizando cerca de dois mil maços. A motorista, de 37 anos, foi identificada e liberada.
Coletiva de imprensa será às 10h na estrutura de fiscalização montada ao lado da praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu e contará com a presença dos representantes da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Marinha, Polícia Militar e Polícia Civil.