Um "caçador de tornados" registrou a formação de nuvens funil durante uma tempestade que atingiu Marialva, no norte do Paraná, na noite de domingo (13). A foto, feita pelo técnico de meteorologia Acácio Cordioli na área rural do município, mostra quando uma das nuvens ganha força e parece tocar o solo.
“Eu, a minha esposa e um amigo estávamos fotografando quando vimos uma tempestade chegando a Maringá. Começamos a segui-la e quando chegou a Marialva ganhou mais força. Na área rural do município a nuvem começou a rodar e vimos que ela tocou o solo. Foi muito rápido, acho que durou uns 10 segundos”, diz Cordioli.
A Defesa Civil de Marialva informou que não foi registrado nenhum estrago na zona rural do município. O Instituto de Meteorologia Simepar está analisando a foto para tentar identificar se é um tornado ou não.
Cordioli caça tornados desde 2012, mas apenas três anos depois do início do projeto, ele conseguiu registrar o início do possível fenômeno meteorológico. Nesse tempo nenhuma formação de tornado foi flagrada por ele. “Antes só encontramos rastros, estragos provocados por tornado na área rural. Essa foi a primeira vez que encontramos a formação de um tornado”, explica o técnico em meteorologia.