Uma inflexão
O resultado da pesquisa Ibope-Estadão divulgada nesta sexta-feira representa apenas uma oscilação, ou foi uma queda de avaliação ou significa uma inflexão no processo de recuperação da aprovação perdida no auge dos protestos de rua do mês de junho? Qualquer uma das três possibilidades, o resultado é negativo para a presidente Dilma Rousseff. Segundo a pesquisa, de dezembro para cá, a aprovação dela passou de 43% para 39%.
Esse movimento acontece depois de um processo de recuperação de popularidade que começou em agosto e persistiu até o mês de dezembro. Neste período, Dilma, sob a orientação da equipe de comunicação do governo e do marketing da futura campanha, passou a se comunicar mais - aumentou o número de viagens pelo pais e em todas elas a presidente reserva um tempo para falar a emissoras de rádio locais – e também passou a fazer mais pronunciamentos em cerimônias no Planalto ou em viagens.
Nestes pronunciamentos, Dilma tem colocado mensagens preparadas pela equipe de assessores. Entre elas, a de carimbar como “pessimistas de sempre” os que fazem críticas a seu governo. Nos últimos tempos, ela passou a prometer também que daqui em diante o governo vai “fazer mais”.
Segundo a pesquisa Ibope, Dilma obtem maior aprovação entre os moradores de cidades pequenas de até 20 mil habitantes, entre eleitores mais velhos (com mais de 55 anos de idade); e de menor escolaridade e renda mais baixa e que vivem no Norte ou Nordeste do país. A situação dela é pior principalmente nas Capitais e entre os eleitores mais jovens, até os 25 anos de idade. Ou seja, naqueles locais onde houve protestos da juventude.
Como todo presidente candidato à reeleição, Dilma tem um conjunto de ferramentas para conquistar o eleitor muito superior a seus adversários neste momento – Eduardo Campos e Aécio Neves. Ela pode fazer pronunciamentos à Nação, viajar pelo país e anunciar benfeitorias e bondades. Ainda assim, no conjunto do país, a aprovação dela anda para trás.
A pesquisa Ibope vai exigir correções na política de comunicação neste período de pré-campanha. Ou melhor, vai exigir recuperação da economia, uma das fórmulas mais eficientes para a reeleição de um governante.
22 fevereiro, 2014 as 11:01 am
Nossa Presidenta Dilma, Esta fazendo muito pelo o Brasil. Hoje o Brasil é a oitava economia do mundo, é um país confiável para o investimento, graças a uma boa administração de nossa presidenta.
22 fevereiro, 2014 as 6:46 pm
Comenta agora a Pesquisa Data Folha dona Cristiana “pessimista” Lôbo.
22 fevereiro, 2014 as 10:12 pm
se tá ruim para a dilma imagina para os outros cris.
23 fevereiro, 2014 as 10:41 am
O RESULTADO DA PESQUISA DATA FOLHA JÁ NÃO MOSTRA ISSO. MUITO PELO CONTRARIO, TUDO AINDA SE MANTEM COMO NA ULTIMA PESQUISA. DILMA GANHARIA FÁCIL NO PRIMEIRO TURNO DO AÉCINHO, DO DUDU, E DA MARINOCA TODOS NO PRIMEIRO TURNO. PORTANTO, SE NÃO HOUVER UM GOLPE MIDIATICO, NÃO HAVERÁ PROBLEMA…MAS DA MIDIA SUJA E INTERESSEIRA PODE-SE ESPERAR TUDO…
23 fevereiro, 2014 as 3:03 pm
Cristiana,cade a matéria sobre o diretor da PAPUDA que foi demitido por cortar as regalias e mandar o todo Poderoso e HONESTO Delúbio Soares fazer a barba ? Só a TV Cultura relatou o acontecido e aí? e o resto da imprensa?
23 fevereiro, 2014 as 9:10 pm
PT nunca foi lá essa coisas, mas, o Brasil tinha o carisma do Lula. Brasil tinha um povo maravilhoso e agora o mundo vê que a violência no Brasil não para. Agora temos o Carnaval e a Copa do Mundo. Depois temos Eleições. Se o Brasil não pegar no tampo temos ainda as Olímpiadas de 2016. TEMOS QUE REAGIR. Nossos governantes precisam serem mais humildes, SEM QUERER REELEIÇÃO e terem mais cuidados com a política externa. Não adianta querer reeleição se ainda temos mais de 20 milhões PESSOAS PRECISANDO DO BÁSICO PARA SOBREVIVER, ou seja, do BOLSA FAMÍLIA. Temos um desemprego abaixo porque não preenchemos as vaga ociosas, ou seja NÃO TEMOS EDUCAÇÃO, CURSOS TÉCNICOS E outras formações para OCUPAR – ou seja ESTUDE E TRABALHAR MANÉ.
24 fevereiro, 2014 as 10:02 am
Antes de votar o eleitor brasileiro irá refletir e perguntar:” eu quero mais quatro anos de inflação alta, aumento do subemprego, manifestações de rua, gastos públicos exorbitantes, esbórnias de governantes e falta de perspectivas quanto ao futuro da minha família?”, Certamente, a resposta será um NÃO rotundo!
25 fevereiro, 2014 as 10:59 am
Esta senhora sargentona a de sair do poder do Brasil. Neste mais de 10 anos de PT no poder o pais esta uma verdadeira m…….. Ela vai acabar com tudo e este povo ignorante, não vê o que a corrupção este partido esta fazendo.
Não podemos mais aguentar isto. Dinheiro para o povo e os aposentados não tem, mas perdoar dividas de países como o Congo tem. Ela como seu antecessor são incompetentes. Que o céus tenha pena e o povo acorde para nos livrar deste câncer chamado PT ou Ptralhas.
25 fevereiro, 2014 as 10:17 pm
1 Lourival Adao Ribeiro: 22 fevereiro, 2014 as 11:01 am Nossa Presidenta Dilma, Esta fazendo muito pelo o Brasil. Hoje o Brasil é a oitava economia do mundo, é um país confiável para o investimento, graças a uma boa administração de nossa presidenta.
QUEM DISSE QUE O BRASIL É UM PAÍS CONFIÁVEL? A QUEDA ABRUPTA DA BOVESPA É UM SINAL CLARO DE QUE NÃO É!!! A LIGAÇÃO DO PT COM REGIMES DITATORIAIS (CUBA e VENEZUELA) É OUTRO! O BRASIL VAI DE MAL A PIOR!!!!
26 fevereiro, 2014 as 8:32 am
Sr. Cláudio me desculpe, mas a sua opinião sobre a mídia esta no mínimo equivocada. Eles fazem o trabalho deles. O PT e um governo incompetente, corrupto e prejudicial ao Brasil. Se nao tivesse o bolsa família, bolsa presidiário já teriam saído a muito tempo. A mídia fica em cima, pois ninguém agüenta mais a presidenta lula. O vídeo dela que esta no facebook e uma vergonha, uma presidenta além de lula bêbada. Eu nao quero esta sargentona falando por mim ou pelo Brasil.
Este partido de corruptos tem que sair e o homem dos nove dedos ir embora com suas amantes picaretas para fora do Brasil.
Somos uma nação de tapados por manter no poder gente tão desclassificada como os do PT. Comunistas que fazem agrados a regimes como de Cuba e Angola com o nosso dinheiro. Ela tinha que acabar com os 39 ministérios e estes partidos de políticos que nao representam mais ninguém, ao invés de mandar o nosso dinheiro para estes terroristas. Fora presidenta LULA. FOOOOORRRRRRRRAAAAAAA PTRALHAS.
28 fevereiro, 2014 as 12:20 pm
Sra Marina Santos, a Sra deve gostar de bolsas, mas os tapados gostam de gente. Esse papo furado de comunismo já está esgotado a muito tempo. Minha Sra, as bolsas que provavelmente goste, são obras do capitalismo canibal, mas como gente gosta de gente, ainda tenho esperanças que tudo melhore. Quanto a Sra Globo e assessoria do Quarto Poder. Falem do que está acontecendo no Mensalão Tucano nos Jornais e sem cortes. Seria no mínimo mais inteligente.
4 março, 2014 as 9:04 pm
O sistema político e o judiciário estão carcomidos e corrompidos. No governo de Fernando Henrique Cardoso o PSDB se aliou ao DEM (ex-PFL) e ao PPS para poder governar e ter maioria no Congresso. O PT, o ex-presidente Lula e agora com a Dilma coaptaram o PMDB em nome da governabilidade. Se Aécio Neves vencer a eleição vai coaptar outros partidos para poder governar. É preciso uma nova dinâmica nos partidos e no Governo para poder eliminar o sistema de coaptação e corrupção. o Ciclo é o mesmo.