Em protesto, motoristas de vans fizeram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (10), no trecho da rodovia PA-136 que liga Castanhal aos municípios de Curuçá e Marapanim, no nordeste paraense.
Um grupo usou pedaços de madeira para bloquear a via e impedir a passagem dos veículos durante duas horas, causando transtornos para os motoristas que seguiam em direção aos balneários da região. O trecho foi liberado por volta do meio-dia e os bombeiros fizeram a retirada dos entulhos que obstruíam a área.
Os manifestantes alegaram que são impedidos de circular no trecho entre Castanhal e Curuçá, já que são considerados clandestinos. Os veículos não possuem autorização da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon) para realizar o transporte de passageiros entre uma cidade e outra. Ainda segundo os motoristas, a Arcon estaria dificultando a liberação de licenças.
A Secretaria de Transportes de Castanhal concedeu um alvará para a categoria ,mas que apenas dá o direito para a circulação dos veículos nos limites dos municípios. Quando passam para outras cidades, eles são apreendidos e multados.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), representantes da Arcon foram convidados para participar de uma reunião, porém, teriam se recusado a fazer parte de qualquer negociação durante a manifestação do grupo.