16/11/2015 15h25 - Atualizado em 16/11/2015 15h54

Prefeitura de Valadares vai contratar 100 agentes de combate à dengue

Preocupação é com a água que está sendo distribuída na cidade.
Contratações serão por até 90 dias, com possibilidades de prorrogação.

Do G1 Vales de Minas Gerais

A Prefeitura de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce vai iniciar a contratação de 100 agentes comunitários de saúde para atuar na prevenção da proliferação do mosquito Aedes aeghypt, causador da dengue, Chikungunya e Zikavírus, dentre outras.

A preocupação é com a água que está sendo distribuída na cidade e estocada nas casas depois que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) teve que suspender a captação no Rio Doce. A medida foi tomada após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).

Anteriormente, acreditava-se que as barragens Fundão e Santarém haviam se rompido, porém, foi constatado depois que apenas uma se rompeu. Mesmo assim, rejeitos da barragem atingiram o rio Doce e deixaram a captação inviável até a manhã de domingo (15).

Por meio de nota a prefeitura informou que é imprescindível que se aumentem os cuidados para se evitar doenças como as transmitidas pelo mosquito Aedes aeghypt e, também a leptospirose, diarreias agudas, Hepatite A e leishmaniose, todas relacionadas com a água.

“Para que os depósitos descobertos sejam tratados e também para realizar o trabalho de educação em saúde é essencial aumentar nosso contingente neste momento. Há risco de doenças como leptospirose, hepatite A, diarreias agudas e Leishmaniose; sem falar da dengue, Chikungunya e Zikavírus. O montante de peixes mortos, por exemplo, pode gerar matéria orgânica ao longo da beira do rio, o que torna o local propício para a proliferação do mosquito palha, transmissor da Leismaniose”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Vânia Tavares.

As contratações serão por um período mínimo de 90 dias, com possibilidades de prorrogação, dependendo das necessidades públicas. Os agentes de endemias são responsáveis por visitarem as residências,  orientando os moradores sobre a maneira correta de armazenar água nas caixas, tonéis e reservatórios. Além de informar sobre possíveis doenças relacionadas à água.

Shopping
    busca de produtoscompare preços de