Começou nesta segunda-feira (20) a matrícula dos alunos convocados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na semana passada para as universidades públicas. Na Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), o primeiro curso de medicina da região a ser oferecido por uma universidade federal deve receber matrículas de 60 estudantes aprovados para a área.
O curso de medicina foi o mais concorrido da Unifal este ano, com 97 candidatos para cada uma das 60 vagas. Somente neste semestre, a instituição deve receber mais de mil estudantes de várias partes do país nos 23 cursos oferecidos.
Desde 2010, os alunos utilizam o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar na Unifal, e são convocados pelo Sisu. As matrículas seguem até a terça-feira (21) e as aulas na instituição começam no dia 17 de março. Somente o curso de medicina que inicia as aulas no dia 10 de fevereiro.
A partir do segundo semestre, a Universidade Federal de Lavras (Ufla-MG) também vai oferecer o curso de medicina. Quanto ao processo de seleção com base na nota do Enem, além das duas instituições, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei-MG) também aderiu ao sistema criado pelo Ministério da Educação (MEC).
A Ufla recebe neste ano 1.025 novos alunos para 26 cursos e a Unifei oferece 945 novas vagas no campus de Itajubá, em 25 cursos.