Prefeito Fuad Noman (PSD) e o Procurador-Geral do Município, Hércules Guerra. — Foto: Douglas Magno/g1 + Cláudio Rabelo/CMBH
Um decreto assinado por Fuad Noman (PSD) que delega algumas das funções do prefeito ao Procurador-Geral do Município, Hércules Guerra, foi publicado nesta terça-feira (24). A Prefeitura de Belo Horizonte nega qualquer tipo relação com o estado de saúde do prefeito.
Na prática, o Decreto 18.912/2024 permite que o procurador fique responsável por assinar ações específicas relacionadas aos bens públicos, como autorização, transferência, permuta e cessão de imóveis.
"Trata-se apenas de uma forma de otimizar os atos administrativos, sem qualquer relação com a saúde do prefeito, que está em franca recuperação", diz a Prefeitura de Belo Horizonte, em nota.
Recebeu alta nesta segunda-feira
Segundo boletim médico, o quadro de diarreia e sangramento intestinal do prefeito "evoluiu com resolução após o tratamento instituído".
Ainda de acordo com a nota, Fuad Noman deverá seguir tratamento fisioterápico em casa e manterá acompanhamento médico regular com a equipe do hospital.
Neste domingo (22), o prefeito já tinha recebido alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde estava sendo monitorado desde sexta-feira (20) após um "sangramento intestinal secundário em razão da utilização de anticoagulante oral".
Boletim médico sobre alta do prefeito Fuad Noman (PSD) — Foto: Rede Mater Dei/ Reprodução
Outras internações
Esta foi a terceira internação de Fuad Noman em menos de um mês.
No dia 15 de dezembro, o prefeito recebeu alta do Hospital Mater Dei após ser internado com pneumonia e sinusite.
Em 23 de novembro, ele deu entrada na unidade e passou cinco dias internado por causa de dores nas pernas provocadas pelo tratamento contra um Linfoma Não Hodgkin (LNH), câncer que tem origem nas células do sistema linfático.
Tratamento de câncer
Fuad Noman fala sobre fim do tratamento contra câncer
Em julho deste ano, Fuad contou que, após exames de rotina, foi diagnosticado com um pequeno Linfoma Não Hodgkin (LNH). Ele passou por cirurgia e, imediatamente, iniciou as terapias para combater a doença.
Em outubro, durante o período eleitoral, o prefeito informou que havia concluído o tratamento.
Durante internação em dezembro, Noman passou por um exame que confirmou a remissão total do câncer.