A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Coral Universitário apresentam o concerto 'Pantanal Sinfônico' nesta quarta (9) e quinta-feira (10), às 20h, no Teatro da UFMT, em Cuiabá. Convidados especiais, como os violeiros Paulo Simões, João Ormond e Habel Dy Anjos vão participar da apresentação.
Sob a regência do maestro Fabrício Carvalho, o espetáculo é embasado na tradição do homem pantaneiro, como 'Comitiva Esperança' e 'Trem do Pantanal'. No palco, 120 músicos sintonizados no concerto erudito, porém, com inspiração da música caipira.
Com mais de 30 anos de carreira, o músico Paulo Simões não esconde a emoção de ouvir as próprias canções com outros arranjos. "É emocionante a ponto de dar um nó na garganta. Dá vontade de pegar um lenço e enxugar as lágrimas", afirmou.
Para o maestro Fabrício Carvalho, que é pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, a integração da região pela cultura universitária impacta na formação de plateia e no fortalecimento das artes produzidas no Brasil Central. Nesses dois dias, a UFMT comemora 45 anos de fundação.
"O objetivo desse encontro é realmente tratar esse Brasil profundo, esse Brasil sertanejo, de gente simples, mas, com muita virtude. Isso é retratado nas músicas", disse o maestro.
A diretora e preparadora do Coral da UFMT, maestrina Dorit Kolling, explicou que apenas quatro músicas tinham sido cantadas e as demais estão sendo ensaiadas pela primeira vez. "Foi uma mescla entre as músicas de autoria dos solistas e algumas canções que a gente pontuou, que seriam importantes estarem presentes[no concerto]", pontuou.
Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro da UFMT ao custo de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).