Por Laís Ribeiro, g1


Esponja mágica tira risco de parede? Saiba como usar esse e outros métodos de limpeza — Foto: Freepik

Lápis de cor, giz de cera, caneta e canetinha... Enquanto estão sendo usados no papel, tudo bem, mas, quando eles vão parar na parede de casa, a tarefa de limpar é chata e trabalhosa.

A esponja mágica é um produto que promete cumprir essa função rapidamente e usando apenas água, graças ao poder de abrasão do material de que é feita, a melamina. Essa substância é um composto sintético altamente duro e resistente.

No entanto, ela não é recomendada para todos os casos. Veja abaixo como usar a esponja mágica e conheça outros métodos que podem ser usados quando ela falhar.

✏️ Tem jeito certo de tirar risco de parede?

Cada casa tem paredes diferentes, com texturas e tintas distintas, por isso não dá para definir uma receita universal para limpar. Mas alguns métodos costumam ser mais eficientes do que outros.

“A primeira coisa que todo mundo tem que saber é que a parede fica muito empoeirada, então o primeiro passo é tirar o pó, de preferência com um paninho de microfibra ou espanador (também de microfibra)”, ensina Ana Ziccardi, organizadora profissional.

A prática deve ser feita antes de usar qualquer líquido para limpar a parede, já que o pó e a água podem se misturar e manchar a parede.

Outra dica é tentar limpar o risco assim que ele acontecer. “É sempre mais fácil e rápido quando a mancha está recente. Você vai esfregar muito menos”, explica Ziccardi.

🖍️ Como usar a esponja mágica

A esponja de melamina não precisa de nenhum outro produto além de água para limpar a sujeira da parede.

“O princípio dela é abrasão. É como se ela fosse uma lixa muito fina”, explica Ana Ziccardi. “É um processo muito delicado”.

"Ao esfregar a esponja na sujeira, ela gruda junto à esponja e se esfarela, fazendo a limpeza como se fosse uma borracha escolar", afirma Darlan de Mello, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Bettanin.

Ou seja, para usar, basta umedecer a esponja e esfregar o local do risco até que ele suma. Em seguida, passe um pano úmido para retirar qualquer excesso residual.

Mas tem uma pegadinha: “Eu não indico esponja mágica para parede colorida, justamente pelo poder de abrasão. Não digo em tintas claras, como creme ou off-white, mas paredes escuras pintadas com cores fortes”, alerta a especialista.

Em nota, a fabricante Tekbond também adverte contra o uso do produto em certas superfícies. “Não é indicado para objetos escuros, superfícies polidas ou de alto brilho”, informa.

"Indicamos esfregar a esponja em uma pequena parte a ser limpa, verificando se não irá comprometer a superfície antes de iniciar a limpeza", completa Darlan de Mello.

🖊️ O que usar em paredes escuras

Nesses casos, Ziccardi sugere voltar para o básico e utilizar detergente e esponja comuns.

Uma coisa que funciona muito bem é o detergente transparente, que não tem corante. E, se ele não for suficiente, o saponáceo cremoso é uma ótima substituição”, diz a organizadora.

Para limpar, basta usar o produto junto com uma esponja verde ou azul – mas não aquela que tem as duas cores, apenas a de uma cor só. Esses tipos de esponja são mais suaves do que outros.

E evite produtos do tipo multiuso: “Por não serem neutros, podem acabar manchando a parede. É preferível usar coisas mais simples”, explica Ziccardi.

O método funciona para a maioria das sujeiras da parede, inclusive as causadas por lápis, mas a especialista também indica outros produtos mais adequados para certos tipos de riscos:

  • Caneta esferográfica: “Quando o risco é recente, o que limpa é álcool. Se for antigo, parta para a esponja mágica”.
  • Caneta hidrocor (canetinha): “O que tira é água, já que a tinta também é à base de água. Pode usar esponja, pano, até cotonete, dependendo do tamanho do risco”.

Por fim, sempre passe um pano úmido no fim da limpeza, para retirar excessos de produto e evitar manchas.

Abaixo, veja uma seleção de esponjas, panos e produtos de limpeza para remover riscos.

Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável. 

Veja seleção de cupons de desconto válidos até 31/12/23:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
São Paulo

Juiz considerou que Wanderson Brandão não poderia estar nos locais de assalto.

Justiça absolve e solta vendedor que ficou 89 dias preso por engano - Programa: G1 SP
São Paulo

Alta foi de 71% entre 2018 e 2019, mas número total de detenções de policiais diminuiu.

Pará

Edward Luz diz ser consultor de associação. Ele tentou impedir fiscalização do Ibama.

Entidade nega manter ligação com antropólogo detido em área indígena - Foto: (Reprodução Twitter/edwardluz )
Cooperação internacional

Homem é suspeito de ter matado a mulher em 2013; corpo jamais foi encontrado.

Americano procurado pela Interpol é preso em MG - Foto: (Divulgação / Polícia Federal)
Economia

Moeda acumula valorização de quase 9% em relação ao real desde o início do ano.

Dólar sobe mais, fecha a R$ 4,36 e renova recorde
19 de fevereiro, quarta-feira

G1 reúne os principais assuntos de hoje.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!