Ventilador empoeirado? Saiba como limpar o aparelho do jeito certo — Foto: jcomp/Freepik
Nesse calorão, é provável que o ventilador da sua casa fique ligado o dia todo, o que significa que ele também está acumulando pó e outras sujeiras ao longo desse tempo.
Quem sofre com alergia sabe que um ventilador cheio de pó está longe do ideal, por isso o Guia de Compras reuniu dicas de como e quando você deve limpar seu aparelho.
Quando você precisa limpar o ventilador?
“É recomendável realizar a limpeza do ventilador pelo menos uma vez a cada trimestre”, indica Jacques Krause, diretor de produtos da Mondial. “Sem limpar, os resíduos de poeira e agentes alérgenos que se acumulam nas hélices e grades do ventilador são dispersos no ar quando o aparelho está em funcionamento”.
🌬️ Além disso, a limpeza também melhora a performance do aparelho. Você já percebeu que, depois de limpar, o ventilador fica mais rápido? Krause explica: “A acumulação de poeira nas pás e grades de ventilação cria uma barreira que pode prejudicar o fluxo de ar”.
Como limpar o ventilador
A primeira coisa a fazer é desligar o aparelho da tomada, para evitar acidentes elétricos, e, em seguida, desmontá-lo.
“Remova a grade frontal, a hélice e a grade traseira. Passe um pano úmido delicadamente por todas as partes”, ensina Krause. “Se as pás estiverem muito sujas, pode lavar a hélice em água fria abundante, bem como as grades, e secar na sombra”.
Mas tome cuidado com o motor e não permita que ele entre em contato com a água em hipótese alguma.
Não há necessidade de desmontar o ventilador de teto para limpá-lo – na verdade, fazer isso é contraindicado por algumas fabricantes. Em nota, a Arno instrui os consumidores a só desmontar o aparelho com ajuda de profissional especializado.
De resto, o processo de limpeza é similar ao dos ventiladores de mesa e coluna. “O ideal é utilizar um pano seco ou úmido em água para a limpeza das pás e do corpo do ventilador, com ele desligado”, diz, em nota, a fabricante Aliseu.
Se o modelo é de rosquear uma lâmpada, e não de LED embutido, a Aliseu sugere retirar o globo de vidro ou de plástico para facilitar a higienização.
🧴 Pode usar produto de limpeza? As fabricantes consultadas pelo g1 não indicam usar produtos químicos nos aparelhos, apenas o pano úmido. “O produto químico, quando entra em contato com superfícies plásticas, pode danificar e deixar as partes plásticas quebradiças”, diz a Aliseu.
Da mesma forma, as “misturinhas caseiras” encontradas na internet – como aquelas que ensinam a limpar o ventilador sem desmontar com água, vinagre e um saco plástico – não devem ser utilizadas.
“Embora pareçam úteis, essas ‘misturinhas’ com vinagre ou bicarbonato podem causar danos irreversíveis ao ventilador a médio e longo prazo”, alerta a fabricante.
Abaixo, veja alguns modelos de ventiladores e produtos para ajudar na limpeza. Os itens custavam desde R$ 5 a R$ 1.000, quando consultados nas grandes lojas on-line, em dezembro.
Flanela de microfibra Peanut Butter Autoamerica
Flanela de microfibra Premium Autoamerica
Pano de chão de microfibra Condor
Ventilador Max Control 15 Mallory
Ventilador Super Turbo 4000 Britânia
Ventilador de coluna Turbo Force Arno
Ventilador de coluna VTX-40C-8P Mondial
Ventilador de teto Spirit
Ventilador de teto com LED Tornado Venti-Delta
Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável.
Veja seleção de cupons de desconto válidos até 31/12/23:
Guia de Compras: Veja como organizar os alimentos na sua geladeira