Panela quente, batata, carne: saiba o que entra e o que fica de fora da geladeira. — Foto: Freepik
Quem nunca ouviu a avó dizer que colocar a panela quente na geladeira poderia estragar ou a comida ou o próprio eletrodoméstico? Essa dúvida surgiu porque, antigamente, os refrigeradores eram menos eficientes e não conseguiam nivelar a temperatura com rapidez.
Hoje em dia, apesar de os aparelhos modernos conservarem melhor a temperatura interna, colocar alimentos muito quentes lá dentro ainda pode gerar consequências negativas, como diminuir a vida útil do eletrodoméstico ou afetar objetos próximos.
O Guia de Compras consultou especialistas para entender se, afinal, a panela quente é terminantemente proibida na geladeira – e aproveitou para perguntar quais tipos de alimentos podem e quais não podem ser armazenados no aparelho.
A refrigeração nunca vai fazer com que a comida estrague ou perca nutrientes, mas pode levar a algumas mudanças de textura, cheiro e gosto em algumas frutas e vegetais.
Panela quente? Até pode, mas não toda hora
No aspecto nutricional, guardar a panela quente não é um problema. Deixar a comida fora de refrigeração a ponto de estragar ou permitir a proliferação de bactérias pode ser pior. “Especialmente se a pessoa não tem tempo de monitorar o alimento esfriando", afirma o nutricionista Marcelo Toledo.
"A comida pronta só pode permanecer por, no máximo, 2 horas na temperatura ambiente”, afirma o especialista.
Por outro lado, "a introdução de uma panela quente na geladeira pode elevar a temperatura dos alimentos próximos, principalmente aqueles na primeira prateleira ou na parte superior", diz Rodrygo Silveira, gerente de produtos da LG Brasil.
"Isso pode acelerar o crescimento de bactérias e outros micro-organismos, aumentando o risco de contaminação alimentar e deterioração dos alimentos."
E fazer isso com muita frequência prejudica a economia de energia da geladeira, que faz um esforço maior para resfriar a comida quente até nivelar a temperatura interna.
"Mesmo a geladeira sendo capaz de resfriar alimentos quentes, não é recomendado colocar panelas muito quentes diretamente no aparelho", afirma Silveira, da LG.
"A elevação da temperatura média do compartimento faz com que o refrigerador fique mais tempo com compressor ligado", segundo nota da Electrolux. O compressor é o mecanismo de resfriamento da geladeira e seu uso indevido pode afetar a vida útil.
- Veja também: Como escolher geladeira
"A recomendação é, após a preparação de uma comida, aguardar para equilibrar a temperatura (do recipiente) com a do ambiente e depois levá-la para o eletrodoméstico", indicam os especialistas da marca.
Para acelerar o processo de resfriamento, as fabricantes sugerem separar o preparo quente em recipientes menores e com tampa, o que faz com que o calor seja dissipado mais rapidamente e evita a contaminação cruzada por odores e gotículas de vapor.
Silveira cita como materiais adequados para uso na geladeira vidro, aço inoxidável, plástico de qualidade alimentar (livres de substâncias tóxicas, como BPA) e papel alumínio ou filme plástico, para envolver alimentos.
Carnes, ovos e laticínios? Sim!
Alimentos de origem animal, tanto crus como após o preparo, são considerados perecíveis, ou seja, estragam rápido quando fora da geladeira.
Para facilitar para o consumidor, esse tipo de produto normalmente vem com avisos na embalagem indicando se deve ser mantido em ambiente refrigerado e qual é a temperatura ideal de armazenamento.
Quanto aos ovos, vale lembrar que devem ser guardados na parte de dentro da geladeira, e não na porta, segundo Cintia da Silva, a nutricionista e pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP que explicou tudo no podcast De onde vem o que eu como do g1.
Frutas e verduras? Depende
“Vegetais e frutas também são considerados perecíveis”, afirma Marcelo Toledo, nutricionista. “Nesse caso, é importante considerar o teor de água presente no alimento. Quanto mais água, maior a chance de estragar fora de refrigeração”, explica ele.
A dica de Gisele Souza, dona do canal do YouTube Receitas de Minuto, é observar e copiar a localização dos produtos nas prateleiras do mercado. “Os lojistas são treinados para isso e precisam armazenar sempre da melhor maneira, para durar mais tempo”, diz.
Os profissionais também dão exemplos de quais alimentos guardar dentro ou fora da geladeira:
🚫 Batata, mandioca, batata doce: “São alimentos com muito amido, que ficam melhores fora da geladeira porque tendem a ficar um pouco mais 'arenosos' (quando gelados)”, diz Gisele. No podcast De onde vem o que eu como, a nutricionista Sueli Longo acrescenta que o ideal é guardar a batata em local seco, escuro e arejado.
🚫 Alho e cebola inteiros: “A refrigeração desses alimentos pode alterar suas características sensoriais ou prejudicar sua conservação, ao invés de prolongá-la”, afirma Toledo. Assim como a batata, devem ser guardadas
⚠️ Frutas que amadurecem após colhidas, como abacates, mangas, bananas: “Devem ficar fora da geladeira somente até atingirem o ponto de maturação”, conta a cozinheira. Depois disso, precisam ser refrigeradas, senão vão continuar o processo até passarem do ponto.
✅ Frutas que não amadurecem após colhidas, como morangos, uvas e limões: têm de ser guardadas dentro da geladeira, mas longe das frutas que continuam amadurecendo, citadas acima. “Frutas como maçã e pera soltam etileno, que acelera a maturação das outras. Então, muitas vezes é melhor deixar alimentos mais delicados como morangos longe”, alerta Gisele.
✅ Folhas verdes: “Devem ser mantidas secas e na geladeira, para durarem mais”, sugere a cozinheira.
Abaixo, veja panelas, potes e outros itens para ajudá-lo na cozinha e na organização da geladeira.
Hercules panela com tampa em aço inox
Tramontina panela em inox Allegra
Electrolux conjunto de potes em polipropileno com fechamento hermético 10 peças
Oikos potes de vidro 200 ml 10 peças
Polishop potes multiuso Poli Saver Space
Nadir jogo de assadeiras Quadrada Sempre 3 peças
Le Creuset travessa retangular de cerâmica Heritage
Scalla Cooking travessa em cerâmica retangular
Tramontina frigideira de aço inox e fundo triplo Allegra
Le Biscuit conjunto de frigideiras antiaderentes 2 peças
Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável.