Pela nova carta magna, o Chile deve ter, antes de mais nada, um "Estado social e democrático de direito", o que deve garantir bens e serviços básicos aos cidadãos. Veja o que mudaria em relação à Constituição de 1980, feita na época da ditadura.
Reino Unido acompanha a disputa entre Liz Truss e Rishi Sunak. O GloboNews Internacional deste domingo detalha quais são as credenciais dos postulantes ao cargo.
Em seis meses de guerra, quase sete milhões de ucranianos deixaram o país. Mariana Serra, da organização V-Volunteer, ajuda na retirada de refugiados de áreas de risco na Ucrânia.A Polônia é o país que recebeu o maior fluxo de ucranianos.
O foco da ajuda humanitária para os refugiados da Ucrânia acabou causando um efeito inesperado. Segundo a ONU, essa concentração dos esforços e das verbas no conflito europeu deixou as agências com poucos recursos para lidar com outras crises humanitárias ao redor do mundo. Alguns programas foram até encerrados. Em 2011, existiam 39 milhões de pessoas de pessoas deslocadas no mundo. Hoje, esse número saltou para mais de 100 milhões. São refugiados de países como a Síria, Afeganistão, Mianmar e a Venezuela. As agências da ONU calculam que vão precisar de US$ 48 bilhões para ajudar mais de 200 milhões de pessoas, deslocadas em seus países ou refugiadas até o final de 2022.
Dugin é conhecido por visões ultranacionalistas e é o pensador mais influente da Rússia. Ele se aproximou de Putin no ano 2000, no começo do governo. Ângelo Segrillo explica a importância de Dugin para o Kremlin.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, denunciou discriminação em meio à guerra civil. O GloboNews Internacional explica detalhes sobre o conflito que deixa 6 milhões de pessoas isoladas.
Daqui a dez dias, a guerra na Ucrânia completa seis meses, mas o conflito pode escalar a partir de um novo capítulo: as explosões em uma base aérea militar na Crimeia. Fabrício Vitorino, mestre em cultura russa pela Universidade de São Paulo, explicou que estes ataques mostram que ainda se trata de uma guerra de informação. ‘A gente não sabe exatamente o que aconteceu’, afirmou.
Raquel Krähenbühl explicou que a viagem da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan deixou a Casa Branca numa ‘saia justa’. A correspondente disse, que nos bastidores, as autoridades de segurança nacional consideram que a visita se tornou mais uma dor de cabeça desnecessária, em meio à expansão dos exercícios militares chineses próximos a Taiwan.
O ensaio dividiu opiniões no mundo da moda e da política, mas tem um fato que é consenso: a fotógrafa por trás das imagens é uma das mais importantes dos Estados Unidos.