Prazer, Renata

Por Fantástico

Conhecer o próprio corpo. Parece tão lógico né? Mas infelizmente, os especialistas são praticamente unânimes em dizer que as mulheres sabem muito pouco e os homens simplesmente não conhecem o corpo feminino.

Começa pelo fato do nosso órgão sexual ser mais escondido. Já os homens não, tem o seu órgão mais a mostra, muito mais fácil de entender e explorar, além de serem incentivados pra isso. Na infância, por exemplo. Eles não ouvem o tempo todo: “tira a mão daí, fecha a perna!”. Como se tocar no próprio corpo fosse algo feio, sujo e até pecado.

“A nossa sexualidade entra como item do padrão de uma boa qualidade de vida. Então, a gente ter uma vida sexual plena é importante para qualquer ser humano”, explica Cátia Damasceno.

Já com as mulheres, é bem diferente. Nós temos, do ponto de vista fisiológico, vários caminhos a serem percorridos e descobertos internamente... E uma total falta de estímulo, por conta do machismo e de um imenso tabu em torno do prazer feminino. A ponto de durante várias décadas, o clitóris, que é um órgão, sim, um órgão do corpo feminino, ter desaparecido dos livros de medicina! Sim, ele deixou de ser estudado, um órgão que tem a função de dar prazer para a mulher! Querem maior prova de como o prazer feminino foi menosprezado, negligenciado e descartado através dos tempos?

“Orgasmo, não se terceiriza. A gente tem que saber como é que o nosso corpo funciona. Temos que saber primeiramente como gostamos. Se permitir sentir e dizer também o que não gosta”, diz Cátia.

Mas ainda bem que estamos vivemos um momento, eu diria até um “movimento “em busca do autoconhecimento. E com isso estamos tendo mais pesquisas, mais informação e novos tratamentos e caminhos pra ajudar a mulher. Como, por exemplo, a fisioterapia pélvica. No mês de comemoração ao Dia do Orgasmo, Renata Ceribelli recebe Cátia Damasceno, fisioterapeuta e produtora de conteúdo e criou em 2015 com sua equipe o termo “ginástica intima” para ajudar mulheres.

Ouça outros episódios do 'Prazer, Renata':

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Todo domingo tem episódio novo.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!