Prazer, Renata

Por Fantástico

Que a popularização dos aplicativos de encontro está mudando a forma como escolhemos os nossos parceiros ou parceiras, não existe a menor dúvida. Tanto para quem busca um relacionamento sério quanto pra quem procura um encontro casual. E cada vez mais eles atendem nichos diferentes. Tem aplicativo pra pessoas de todas as gerações, identidades sexuais, pessoas casadas, solteiras. Mas mesmo sendo tão populares hoje, ainda geram muitos questionamentos. Será que eles "mais ajudam” ou “frustram” a busca por um parceiro ou parceira?

Para muitos especialistas, esses aplicativos podem carregar armadilhas que afetam a saúde emocional. Por conta de comportamentos que geram emoções negativas, de comportamentos tóxicos na rede. Por outro lado, eles mudam todos os dias, "para o bem", nesse caso, a vida de muitas pessoas que começam histórias lindas de amor nesse mundo virtual.

Por isso, o importante é entender essa nova ferramenta, sem preconceito, e saber lidar com seus riscos e limitações. Mas como fazer isso? Como se proteger emocionalmente? Como minimizar os riscos? Que riscos são esses?

Renata Ceribelli recebe a psicóloga Lígia Baruch, doutora e mestre em Psicologia, estudiosa e especialista em relacionamentos contemporâneos e autora do livro com uma ampla pesquisa sobre o assunto: Tinderellas, lançado em 2017. Neste episódio, Lígia fala sobre a popularização dos aplicativos de encontro e como eles mudaram a forma da escolha de parceiros.

"Prazer, Renata" com a psicóloga Lígia Baruch — Foto: Fantástico

Ouça outros episódios do 'Prazer, Renata':

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Todo domingo tem episódio novo.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!