04/09/2015 06h35 - Atualizado em 18/09/2019 17h51

Pronatec vai abrir 4,6 mil vagas em cursos gratuitos no ES

Oportunidades serão para 208 cursos em 38 cidades do estado.
Inscrições serão feitas nos Centros de Referências de Assistência Social.

Do G1 ES, com informações de A Gazeta

Cursos de padeiros serãp oferecidos em Caraiacica, espírito santo (Foto: Notícia Agora)Cursos de padeiros serãp oferecidos em Caraiacica (Foto: Notícia Agora)

O governo federal vai abrir 4,6 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional no Espírito Santo. As oportunidades serão para 208 cursos em 38 cidades do estado e serão disponibilizados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Essas chances serão oferecidas nos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), que são ligadas às prefeituras, segundo o diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Müller.

“Em cada município, a assistência social tem um papel muito importante no processo de mobilização para acessar as vagas”, disse. Ele explicou que terão prioridade nos cursos as pessoas que estão cadastradas no CAD-Único de programas sociais do governo federal.

“As pessoas que fazem parte de algum programa social da União têm direito a fazer os cursos. Basta procurar a unidade do CRAS mais próxima de sua residência. Essa qualificação é uma boa oportunidade para inserir pessoas no mercado de trabalho”, ressalta.

Inscrições
Para participar do   Pronatec, é preciso ter, no mínimo, 16 anos e estar cadastrado ou em processo de inclusão no Cadastro Único para programas sociais do governo federal.

As matrículas devem ser feitas nos CRAS, que também mobilizam a população de baixa renda. Ao se apresentar, é necessário ter em mãos o documento de Identidade e o CPF.

Os interessados devem ir às unidades para verificar quais os cursos disponíveis. É bom lembrar que as vagas serão oferecidas de forma gradual. A maioria dos cursos tem duração entre 160 e 240 horas.

Pessoas que fazem parte de algum programa social da União têm direito a fazer os cursos. Basta procurar a unidade do CRAS"
Luiz Müller, Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento

Quem participa recebe alimentação, transporte e materiais escolares. As capacitações são realizadas em instituições de ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (Senac, Senai, Senar e Senat) e as redes federal e estadual de educação profissional e tecnológica.

Demanda
Pelo Pronatec, a quantidade de vagas e os tipos de cursos são negociados entre prefeituras, instituições que ministram os cursos, trabalhadores e empresariado em cada município participante.

A escolha leva em conta a vocação econômica e os déficits de mão de obra de cada região. Isso aumenta as chances de contratação dos profissionais formados, um dos maiores desafios do plano.

“Cada município tem sua particularidade. Há oportunidades específicas de emprego em cada um. Antes do Pronatec, as peculiaridades locais sequer eram identificadas por programas de governo”, destaca o diretor de Inclusão Produtiva do MDS, Luiz Müller.

Pronatec vai abrir 4,6 mil vagas em cursos gratuitos no Espírito santo (Foto: Notícia Agora)Pronatec vai abrir 4,6 mil vagas em cursos gratuitos
no Espírito santo (Foto: Notícia Agora)

Confira as ofertas
Cachoeiro de Itapemirim Cursos Eletricista instalador predial de baixa tensão, mecânico de motocicletas e pedreiro de alvenaria e outros.

Cariacica
Cursos Almoxarife, assistente administrativo e de recursos humanos, atendente de lanchonete, gesseiro, mecânico de automóveis e de motocicletas, mecânico de motores a diesel, montador e reparador de computadores, padeiro, pedreiro e outros.

Colatina
Cursos Agricultor orgânico, almoxarife, artesão de pintura em tecido, assistente administrativo, eletricista instalador predial de baixa tensão, espanhol básico, floricultor, inglês básico, pintor de obras e outros.

Linhares
Cursos Agente de projetos sociais, almoxarife, barbeiro, confeccionador de bijuterias, confeiteiro, estampador de tecido, ilustrador, inglês básico, jardineiro, manicure e pedicure, montador e instalador de móveis, músico de banda, padeiro, pintor e outros.

São Mateus Cursos Eletricista de automóveis, inglês intermediário, instalador hidráulico residencial, operador de beneficiamento de pescado e operador de computador.

Serra Cursos Alimentador de linha de produção, almoxarife, assistente administrativo, inglês básico e intermediário, instalador e reparador de rede de TV a cabo, instalador e reparador de redes de computadores, mecânico de motocicletas, montador e reparador de computadores, operador de caixa, operador de empilhadeira, operador de telemarketing, vendedor, recepcionista e outros.

Viana
Cursos Artesão de pintura em tecido, assistente administrativo, assistente de produção cultural, auxiliar de arquivo, auxiliar de biblioteca, eletricista instalador predial de baixa tensão, inglês básico e intermediário, instalador hidráulico residencial, jardineiro, operador de computador, pintor de obras e outros.

Vila Velha Cursos Agente cultural, agricultor orgânico, assistente administrativo, assistente de secretaria escolar, costureiro de máquina reta e overloque, eletricista de automóveis, gesseiro, instalador hidráulico residencial, jardineiro, mecânico de motocicletas, montador e instalador de móveis, operador em petróleo e gás, pedreiro de alvenaria, pintor de obras e outros.

Vitória Cursos Almoxarife, assistente administrativo, assistente de recursos humanos, assistente financeiro, costureiro de máquina reta e overloque, operador de computador, preparador de pescado, recepcionista, vendedor e outros.

Outras cidades Alegre, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São José do Calçado, Venda Nova do Imigrante e Vila Pavão.

* Com informações de Diná Sanchotene, do Jornal A Gazeta.