O pagamento do FGTS para as empregadas domésticas começa a valer nesta quinta-feira (1). A funcionária precisa ser cadastrada pelo patrão, e a guia vai reunir também INSS, seguro contra acidentes e indenização em caso de demissão sem justa causa.
Desde que a profissão foi regulamentada, muitos patrões preferiram abrir mão de uma empregada doméstica em casa. Eles alegam que não podem arcar com todos os benefícios.
“A gente já tinha uma preocupação de pagar alguns encargos, mas nosso salários também não tem acompanhado muito isso. Então tivemos que fazer uma opção”, disse Maria.
Por outro lado, as domésticas enfrentam dificuldades para conseguir empreso, já que a as vagas no Sine de Vitória, por exemplo, caíram quase pela metade. Fábia procurava vaga de empregada doméstica, mas acabou encontrando outra coisa. “Só encontrei de auxiliar de cozinha”, disse.
O pagamento do FGTS começa a valer a partir desta quinta-feira (1). O patrão precisa cadastrar a empregada no site do eSocial. O pagamento será feito no Super Simples Doméstico. A guia vai reunir FGTS, INSS, seguro contra acidentes de trabalho e indenização em caso de demissão sem justa causa. Um total de 20% sobre o salário da doméstica. O FGTS tem que ser pago em novembro.