30/09/2015 11h26 - Atualizado em 30/09/2015 11h26

Vasectomia passa a ser oferecida na rede pública de saúde de Vitória

Pacientes que querem a cirurgia devem ter 25 anos ou dois filhos.
Serviço será ofertado no Centro de Especialidade de Vitória.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

A vasectomia, método contraceptivo para homens, vai ser oferecida na rede pública de saúde de Vitória a partir desta quarta-feira (30). O procedimento, que antigamente só era realizado pela rede estadual, passa a fazer parte do planejamento familiar oferecido pelo município, e poderá ser feito no Centro de Especialidades de São Pedro.

Para conseguir o serviço, o paciente deverá ser morador de Vitória, se encaixar no trâmite legal, e ter pelo menos 25 anos ou dois filhos. Além disso, o candidato vai passar por médico, psicólogo e assistente social, além de assinar um termo que comprova a sua decisão pela vasectomia.

A ginecologista Fabiana Lacerda Fafá, que coordena o Programa de Saúde da Mulher em Vitória, explica que os interessados devem ser encaminhado da unidade de saúde existente no bairro em que moram para o Centro de Especialidades.

Além disso, Fabiana destaca que o processo demora um pouco pois trata-se de um procedimento irreversível. "O serviço já está montado, mas qualquer candidato tem que passar por toda uma avaliação para saber se realmente é isso que ele quer", ressaltou a médica.

Diu
A Prefeitura também melhorou a oferta de do dispositivo intrauterino (diu), método contraceptivo para mulheres, em Vitória. A partir desta quarta-feira (30), o procedimento também passa a ser oferecido pelo Centro de Especialidades de São Pedro.

No local será atendida a população de 15 unidades saúdes que ainda não oferecem o serviço, de 30 que existem na cidade. Assim a Prefeitura espera cobrir 100% das demandas para colocação do diu, e de modo mais fácil.

"A entrega desse serviço visa ampliar as ações de planejamento familiar no município de vitória, por meio da oferta de inserção do diu para a mulher e da esterilização cirúrgica (vasectomia) para o homem, além do aconselhamento na pré-concepção para o casal", explicou a secretária municipal de saúde, Daysi Koehler Behning.

Outros
A Semus também irá implantar no Centro de Especialidades de São Pedro a integração ensino serviço na atenção especializada. A oferta será realizada em parceria com a faculdade Multivix Vitória para a formação de profissionais de saúde e melhoria no atendimento aos usuários.

Com isso, mais especialidades médicas serão disponibilizadas, como endocrinologia, nefrologia, gastroenterologia, cardiologia, dermatologia e pneumologia, proporcionando à população uma média de mais 320 atendimentos na rede.