Por G1


A nota média das 3.709.809 pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 caiu nas quatro provas objetivas, em comparação com a edição anterior. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na manhã desta sexta-feira (17).

Para calcular as notas, o Inep usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI) – conjunto de modelos matemáticos que permite comparar edições anteriores da avaliação e avaliar os estudantes de forma coerente com os erros e acertos, detectando "chutes". Já as redações são corrigidas uma a uma pelos mais de 5 mil avaliadores, conforme explicou o Inep.

Em redação, a nota média foi de 592,9. O número de candidatos com nota 1 mil caiu de 55 para 53 em relação a 2018. O número de redações nota zero aumentou de 112.559 para 143.736.

Questionado sobre a queda das médias nas notas do Enem, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que o exame não pode ser usado para medir o ensino no país, mas que o resultado mostra que os alunos não evoluíram. "O ensino não avançou no Brasil. O resultado mostra que os alunos não apresentaram uma evolução ano contra ano, porque o pessoal votou no PT e tem a lápide da educação aqui embaixo, do Paulo Freire. É o paradigma do fracasso. Pior país da América do Sul. É isso", declarou.

Entre os países da América do Sul avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), o Brasil não está nem entre os primeiros nem em último, considerando o desempenho geral.

Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli, analisa que as médias das notas mostram uma estabilidade com tendência de queda em relação a 2018. “Me preocupa o início de queda, porque essa radiografia mostra que nós temos que atuar, urgentemente, para melhorar nossa educação básica", destacou.

Para Alvarez, apesar de todas as polêmicas, a prova manteve seu estilo: não aumentou, nem diminuiu o nível de dificuldade. "A prova do Enem continua primando pela excelência, é uma prova muito importante para o Estado brasileiro porque ela é uma prova diagnóstica. Ela possibilita que o Brasil analise as médias e os micro dados e com eles estabeleça política publicas sérias e aprofundadas para melhorar a educação no país", analisa.

Veja abaixo as médias gerais dos participantes por áreas, em 2019, comparadas aos anos anteriores:

Enem 2019: Nota média em matemática — Foto: Educação G1

Enem 2019: Nota média em ciências humanas — Foto: Educação G1

Enem 2019: Nota média em linguagens — Foto: G1 Educação

Enem 2019: Nota média em ciências da natureza — Foto: Educação G1

Resultado de todas as áreas do conhecimento

Linguagens

  • Nota mínima – 322,0
  • Nota máxima – 801,7
  • Nota média geral – 520,9

Ciências humanas

  • Nota mínima – 315,9
  • Nota máxima – 835,1
  • Nota média geral – 508,0

Matemática

  • Nota mínima – 359,0
  • Nota máxima – 985,5
  • Nota média geral – 523,1

Ciências da natureza

  • Nota mínima – 327,9
  • Nota máxima – 860,9
  • Nota média geral – 477,8

Redação

143.736 pessoas zeraram a redação. Em 56 mil casos, o motivo da nota zero foi porque o participante entregou a prova em branco.

VÍDEOS

Inep divulga notas do Enem de 2019, que teve quatro milhões de candidatos

Inep divulga notas do Enem de 2019, que teve quatro milhões de candidatos

Resultado do Enem sai hoje

Resultado do Enem sai hoje

G1 em 1 Minuto: Notas do Enem 2019 são divulgadas pelo Inep

G1 em 1 Minuto: Notas do Enem 2019 são divulgadas pelo Inep

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!