26/03/2014 12h46 - Atualizado em 26/03/2014 12h46

USP Leste confirma início das aulas na segunda-feira em outros locais

Aulas serão na Unicid Tatuapé, Fatec Tatuapé e outras unidades da USP.
Campus leste da universidade está interditado por contaminação do solo.

Do G1, em São Paulo

USP Zona Leste (Foto: Reprodução GloboNews)Campus da USP Zona Leste está interditado
(Foto: Reprodução GloboNews)

A  Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) da Universidade de São Paulo (USP) divulgou nota nesta quarta-feira (26) confirmando o início das aulas do primeiro semestre de 2014 dos cursos oferecidos no campus da USP Leste para a próxima segunda-feira (31) em locais espalhados pela capital paulista. O campus da USP Leste está interditado desde janeiro por causa da contaminação do solo, o campus está não foi liberado pela Justiça para as atividades da Each.

Diz a nota: "A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP informa que foram confirmados os locais para o início das aulas, em 31 de março. No período matutino, as aulas ocorrerão na Unicid Tatuapé e na Fatec Tatuapé (ambas servidas pela estação Carrão do Metrô). No período vespertino, as aulas ocorrerão na Unicid Tatuapé. No período noturno, as aulas ocorrerão na Fatec Tatuapé e em outras Unidades da USP. A distribuição dos alunos, conforme as disciplinas em que estão matriculados será informada com antecedência, no site da Escola: www.each.usp.br.

As aulas deveriam começar no dia 17 de fevereiro, mas o início foi suspenso por causa da interdição. Uma nova data foi marcada: a última segunda-feira (24). As aulas seriam  em locais provisoriamente cedidos por outras unidades da instituição e por outras instituições públicas e privadas.

Porém, segundo a diretoria da Each, uma primeira análise das instalações oferecidas mostrous que havia "número insuficiente de salas, salas com capacidade limitada e sem recursos, inexistência de laboratórios e espaços para a prática". Além disso, havia "dificuldades evidentes de deslocamento para atividades docentes e discentes, dificuldades logísticas para os funcionários", o que tornou "absolutamente inviável o início das aulas no dia 24/03".

Sem aulas
Entre janeiro e meados de fevereiro, a reposição de aulas de cursos que ainda não tinham terminado o semestre anterior foi feita no campus da Cidade Universitária, na Zona Oeste da Capital, usando as salas de aula do Instituto de Psicologia. Porém, desde meados de fevereiro, quando o ano letivo dos cursos da Cidade Universitária foi retomado, os veteranos da USP Leste ficaram sem espaço para as aulas.

Usp Leste (Foto: TV Globo/Reprodução)Área ocupada pelo campus
(Foto: TV Globo/Reprodução)

Os cerca de mil calouros aprovados na Fuvest para cursos da Each ainda não estiveram no campus. Sua matrícula foi feita na Faculdade de Saúde Pública da USP, nas Clínicas, na Zona Oeste, e é lá também que uma comissão formada por professores e funcionários da Each tem se reunido para discutir o tema da interdição.

Desde o campus foi fechado, a USP contratou uma empresa de consultoria ambiental para estudar os problemas do solo. Em recurso apresentado à Justiça no dia 7 de março, em resposta à denúncia do Ministério Público, a Reitoria afirmou que, segundo o relatório apresentado pela empresa, "os frequentadores do local não estão submetidos a qualquer tipo de risco de contaminação, uma vez que não estão expostos a tais substâncias".

Além disso, a instituição afirma que "a concentração de gás metano nas lajes dos edifícios é perfeitamente controlável pelo sistema de extração que vem sendo implantado".

tópicos:
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de