Grão moído teve alta de cerca de 33% no acumulado dos 12 meses até novembro, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Seca e altas temperaturas foram as principais causas das perdas na lavoura.
O problema, que é mais comum em animais criados no pasto, pode ser resolvido com duas soluções simples.
Moratória é um acordo que proíbe comprar o grão de fazendas na Amazônia com cultivos em áreas que foram desmatadas após 2008.
Inflação da proteína ficou em queda por um ano e meio, mas voltou a aumentar em setembro deste ano. Alta é explicada pelo clima, renda, ciclo da pecuária e exportações.
Hoje em dia o mercado vive uma boa fase, mas ainda se recupera da crise enfrentada até o ano de 2023. De acordo com a Associação Brasileira de Produção Animal, o Brasil é o quarto maior país produtor de suínos.
Agricultores de Itaju enfrentam dificuldades com o cultivo de amendoim desde o ano de 2023. Este ano, o que afetou foram as secas do país.
Vinicultores da região de Sorocaba estão otimistas com a colheita de uva neste final de ano, na mesma data em 2023 alguns produtores tiveram uma perda de 70% da produção.
Itens considerados sensíveis, que concorrência prejudicaria produtores locais, recebem tratamento diferenciado para a exportação para o bloco europeu.