18/08/2016 18h29 - Atualizado em 18/08/2016 18h31

Exposição de arte latino-americana no DF reúne 69 obras de 19 países

Há peças de Di Cavalcanti, Tomie Ohtake, Diego Rivera e Rafael Damiani.
Mostra em cartaz no CCBB pode ser vista gratuitamente até 24 de outubro.

Do G1 DF

Quadro Las coles, de José Clemente Orozco, em exposição na mostra Horizontes da arte na América Latina e Caribe, no CCBB de Brasília (Foto: Museo Carrillo Gil/Instituto de Bellas Artes do México)Quadro Las coles, de José Clemente Orozco, em exposição na mostra "Horizontes da arte na América Latina e Caribe", no CCBB de Brasília (Foto: Museo Carrillo Gil/Instituto de Bellas Artes do México)

O Centro Cultural Banco do Brasil recebe até 24 de outubro a exposição “Horizontes da arte na América Latina e Caribe”, com 60 obras de 19 países. A mostra pode ser vista gratuitamente de quarta a segunda, das 9h às 21h.

O público pode ver trabalhos de nomes como os brasileiros Di Cavalcanti, Tomie Ohtake e Cícero Dias, os uruguaios M. de Vita, Vicente Martin, Costigliolo e Rafael Damiani, o cubano Alexandre Lobaina, o jamaicano Marvin Ferguson, o guatemalteca Elmar Rojas, os haitianos Frank Etienne e Bernard Sejourne, o salvadorenho Fernando Llort, a hondurenha Leticia Banegas e o muralista mexicano Diego Rivera.

Segundo os organizadores, o objetivo é “quebrar o paradigma do extremo desconhecimento mútuo”. A exposição foi concebida com o intuito de apresentar ao público brasileiro um recorte da poética dos países das regiões.

Quadro Paisaje nocturno, do artista mexicano Diego Rivera; obra está em cartaz na mostra Horizontes da arte na América latina e Caribe, em cartaz no CCBB do DF (Foto: Colección Instituto de Bellas Artes do México)Quadro "Paisaje nocturno", de Diego Rivera, em
cartaz em mostra do CCBB de Brasília
(Foto: Colección Instituto de Bellas Artes do México)

A exposição traz obras de acervos das representações diplomáticas que estão em Brasília e peças disponibilizadas pelos governos dos países.

São pinturas, gravuras e desenhos divididos em três eixos: “Das coisas”, com inventários do mundo; “Do horizonte”, com as paisagens; e “Dos retratos”, com rostos, corpos e suas marcas.

O visitante pode criar o próprio percurso. A organização do evento quer estimular indagações do público para “estender os limites desse regionalismo” a partir do envolvimento com a pluralidade de culturas e da aproximação da identidade de cada país.

Os produtores afirmam que a mostra não é um estudo aprofundado da produção artística da América Latina. A ideia foi criar uma visão parcial a partir dos acervos disponibilizados.

“Horizontes da Arte na América latina e Caribe”

Exposição de 60 obras de 19 países
Data: até 24 de outubro
Horário: de quarta a segunda, das 9h às 21h
Local: CCBB
Endereço: SCES, Trecho 02, lote 22
Informações: (61) 3108-7600
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre

Shopping
    busca de produtoscompare preços de