Emanuel Magno, 18 anos, saiu de casa às 10h30 para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas não conseguiu chegar a tempo por causa do trânsito na cidade. Ele deixou a residência no mesmo horário de ontem, quando chegou adiantado à Universidade de Fortaleza (Unifor). Ele chegou cerca de 30 segundos atrasado, o suficiente para ser impedido de entrar no local, conforme as regras estabelecidas pelo MEC.
“Não sabia das interdições na Avenida Washington Soares e não consegui chegar na hora. Ontem eu saí nesse mesmo horário e cheguei adiantado”, relata. Vias que cruzam a Avenida Washington Soares tiveram trechos bloqueados por causa da realização do Ironman, a maior prova de triatlo do mundo.
Os portões dos locais de prova do Enem já abriram em todo o Brasil e serão fechados às 13h, no horário de Brasília. São 8,7 milhões de inscritos para fazer prova neste sábado (8) e domingo (9). O G1 acompanha os dias de prova em todo o país e mostrará a correção dos exames.
No Ceará, 596.568 candidatos devem fazer o exame, de acordo com o Ministério da Educação. Cinco instituições de ensino superior do estado vão adotar o Sistema de Seleção Unificação (Sisu) para processo seletivo do primeiro semestre de 2015 (UFC, UFCA, Unilab, IFCE e Uece).