Neste fim de semana, 570 mil candidatos devem fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Ceará. Em todo país, 8,7 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem.
(Correção: esta reportagem errou ao dizer que o número de candidatos no Ceará de 596 mil. O erro foi corrigido)
No Ceará, estado que não aderiu ao horário de verão, a avaliação terá início às 12h deste sábado (8) e domingo (9). O primeiro dia será das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O candidato terá 4h30 para concluir as provas. No domingo (9), os testes são de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas tecnologias, com 5h30 de duração.
Sabatistas
Nesta edição, os alunos sabatistas, que guardam o sábado por motivos religiosos, poderão fazer a prova de 8 de novembro às 20h (horário de Brasília) e, às 19h, pelo horário de Fortaleza. Mesmo com a realização do exame à noite, os alunos deverão entrar no local da prova no mesmo horário dos demais candidatos, ou seja, até às 12h, do horário local.
Ironman Fortaleza
No domingo (9), Fortaleza também terá a realização do Ironman, evento de triatlo, no mesmo horário do Enem. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), 23 locais de prova serão afetados por conta do percurso dos competidores.
As interferências devem ocorrer nas escolas e faculdades situadas nos bairros Meireles, Mucuripe, Edson Queiroz, Cidade 2000, Cocó, Luciano Cavalcante e Sapiranga. A partir das 5h50 de domingo, horário de início do Ironman, o fluxo de veículos em vias que perpassam essas regiões ficará limitada a uma faixa. A outra será destinada aos percursos de ciclismo e maratona da competição.
Onze avenidas permanecerão restritas ao longo do dia, Historiador Raimundo Girão, Pessoa Anta, Beira-Mar, Abolição, Engenheiro Alberto Sá, Almirante Barroso, Almirante Henrique Saboia (Via Expressa), Engenheiro Santana Junior, Washington Soares, Monsenhor Tabosa e Presidente Castello Branco (Leste-Oeste). Nelas, todos os cruzamentos serão bloqueados.
Vagas
Cinco instituições de ensino superior do Ceará vão adotar o Sistema de Seleção Unificação (Sisu) para processo seletivo do primeiro semestre de 2015. A Universidade Estadual do Ceará (Uece) vai adotar pela primeira vez o Sisu como opção de ingresso à instituição. Além da Uece, Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) devem disponibilizar juntas mais de 9.400 vagas para
A nota do Enem, que será realizado neste fim de semana, é o critério utilizado no Sisu para acesso ao ensino superior. Em todo país, o Sisu oferece vagas em 115 instituições públicas de educação superior. Das cinco instituições cearenses, a UFC é a única a destinar 100% das vagas para o sistema. A universidade irá ofertar um total de 6.108 vagas em cursos de graduação presencial para ingresso em 2015, exclusivamente por meio do Sisu.