Os Estados Unidos admitiram que é legítima a preocupação do Brasil a respeito das denúncias de espionagem de e-mails e mensagens da presidente Dilma e em computadores da Petrobras.
A posição da Casa Branca foi apresentada nesta quarta-feira (11) ao ministro das Relações Exteriores em Washington.
Em uma nota divulgada depois do encontro do ministro das relações exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, com a conselheira de Segurança Nacional, Susan Rice, a Casa Branca diz compreender que as recentes revelações da imprensa sobre o esquema de espionagem provocaram questões legítimas, e criaram tensões entre os dois países. A nota diz ainda que o governo americano está comprometido a trabalhar com o Brasil para responder a essas preocupações.
Nesta quarta-feira (11), antes da divulgação da carta, a presidente Dilma Rousseff voltou a falar que aguarda uma posição do governo americano.
“Eu vou esperar agora a resposta do governo, a hora que vier a resposta do governo eu falo com vocês. Outro dia me perguntaram se eu ia para os Estados Unidos. Dia 23 eu abro a Assembleia Geral da ONU”, declara a presidente Dilma Rousseff.