Desabrigados que estavam em baias no Parque de Exposições de Itabuna são transferidos
Ao menos 82 famílias que estavam abrigadas em baias de animais no Parque de Exposições de Itabuna, no sul da Bahia, foram transferidas para a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), nesta sexta-feira (31).
Famílias desabrigadas dormem em baias de animais no Parque de Exposições de Itabuna, no sul da Bahia — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz
Algumas pessoas preferiram não sair do Parque de Exposições, mas a quantidade ainda não foi divulgada. Na quinta-feira (30), 230 moradores procuraram abrigo nas baias, depois de terem as casas invadidas e destruídas pela chuva.
A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) de Itabuna informou que forneceu alimentação, água, roupas, colchões, além de atendimento médico e psicológico para as famílias.
Milhares de pessoas afetadas
Até a quinta-feira, a Semps apresentou um balanço parcial com cerca de 30 mil pessoas afetadas de alguma forma pelas inundações do Rio Cachoeira, riachos e córregos em Itabuna.
De acordo com a secretária, cerca de 2,8 mil famílias estão desalojadas e 1,5 mil famílias desabrigadas e acolhidas em 16 pontos que foram disponibilizados no município.
Chuvas na Bahia
Ao todo, 25 pessoas morreram em decorrência das fortes chuva na Bahia. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), 91.806 pessoas desabrigadas ou desalojadas e 643.068 pessoas foram afetadas pela chuva.
O número de feridos aumentou de 434 pessoas para 517. Nesta quinta, 151 cidades estão sob decreto de situação de emergência. Segundo o governo do estado, a Bahia registrou o maior acumulado de chuvas para dezembro nos últimos 32 anos.
Itamaraju, no sul do estado, foi o município onde mais choveu no Brasil em dezembro deste ano, com 769,8mm de chuva, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.