Por TV Santa Cruz e g1 BA


Famílias desabrigadas dormem em baias de animais no Parque de Exposições de Itabuna, no sul da Bahia — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Famílias de Itabuna, no sul da Bahia, que ficaram desabrigadas após as fortes chuvas buscaram abrigo no Parque de Exposições da cidade. Desde então, elas dormem em baias que são utilizadas para abrigar animais.

"O local onde bota a água para o cavalo tomar banho, a gente divide com criança, com adulto, com idosos e pessoas deficientes", disse a dona de casa Glesia Pereira de Souza.

De acordo com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) de Itabuna, 230 pessoas procuraram abrigo no local. Nesta quinta-feira (30), as famílias começaram a ser encaminhadas para o campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

A secretaria informou ainda que tem fornecido alimentação, água, roupas, colchões, além de atendimento médico e psicológico para as famílias.

Famílias desabrigadas dormem em baias de animais no Parque de Exposições de Itabuna

Famílias desabrigadas dormem em baias de animais no Parque de Exposições de Itabuna

O autônomo Genivaldo Santos Carvalho também é uma das vítimas afetadas pela chuva. Ele disse que tem dificuldade para dormir no Parque de Exposições.

"Eu mal consigo dormir. É um pouco desagradável, mas fazer o quê? Não pode fazer nada, não é?".

Outra pessoas afetada pela tragédia foi o idoso José dos Santos, 83 anos. Ele disse que a chuva levou praticamente tudo, menos a televisão.

O produtor rural Moisés Carlos da Silva também relatou que perdeu quase tudo. "A chuva levou casa, levou tudo. Tiramos pouca coisa, porque [quase] não deu tempo de tirar nada, a chuva foi ligeira (sic) demais. O que deu para tirar, a gente tirou", explicou.

Famílias desabrigadas dormem em baias de animais no Parque de Exposições de Itabuna, no sul da Bahia — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

30 mil pessoas afetadas em Itabuna

Ainda nesta quinta-feira, a Semps apresentou um balanço parcial que aponta que cerca de 30 mil pessoas foram afetadas de alguma forma pelas inundações do Rio Cachoeira, riachos e córregos em Itabuna.

Segundo a titular da pasta, Andréa Castro, a situação é de calamidade pública, mas as equipes da secretaria já começaram a fazer um levantamento social, para saber qual a situação das pessoas.

De acordo com a secretária, cerca de 2,8 mil famílias estão desalojadas e 1,5 mil famílias desabrigadas e acolhidas em 16 pontos que foram disponibilizados no município.

Chuvas na Bahia

Ao todo, 25 pessoas morreram em decorrência das fortes chuva na Bahia. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), 91.806 pessoas desabrigadas ou desalojadas e 643.068 pessoas foram afetadas pela chuva. O número de feridos aumentou de 434 pessoas para 517. Nesta quinta, 151 cidades estão sob decreto de situação de emergência.

Segundo o governo do estado, a Bahia registrou o maior acumulado de chuvas para dezembro nos últimos 32 anos.

Itamaraju, no sul do estado, foi o município onde mais choveu no Brasil em dezembro deste ano, com 769,8mm de chuva, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!