Conhecido por valorizar a cultura brasileira em suas coleções, o estilista Ronaldo Fraga afirmou que um "pedacinho" do Amapá poderá estar em peças criadas por ele em coleções futuras de moda. A tendência é que sejam estampadas nas roupas influências da arte Maracá e Cunani, que são pinturas em cerâmicas feitas por povos antigos que habitavam regiões isoladas no Amapá. A declaração aconteceu em entrevista coletiva nesta quinta-feira (9) durante um evento de moda promovido por um shopping da Zona Sul de Macapá.
Apesar de a arte do Amapá poder ser colocada em exposição nas passarelas, Fraga ponderou que ainda é cedo para dizer quando os amantes do mundo da moda terão a oportunidade de ver um pouco dos povos antigos amapaenses nas passarelas. O estilista trabalha atualmente na coleção de abril de 2015.
"Um trabalho maravilhoso no Amapá é a arte em cerâmica regional. São desenhos únicos e representam a ancestralidade do estado", contou o estilista, acrescentando que pretende voltar a Macapá para conhecer as roupas usadas no Marabaixo, dança típica amapaense.
Ronaldo Fraga tem quase 40 desfiles em grandes eventos mundo afora. A coleção exposta nesta quinta-feira no Amapá, por exemplo, foi inspirada na Amazônia. Ela foi exposta pela primeira vez na São Paulo Fashion Week e passou pelas passarelas da Inglaterra, Itália, Chile, Argentina e México. A coleção apresenta estampas diversas com plantas, pássaros, madeiras e mandalas.