O juiz Marco Antonio Pinto da Costa decidiu afastar o juiz auxiliar Márcio Rys dos processos eleitorais envolvendo o governador reeleito do Amazonas, José Melo (PROS). O pedido foi feito pela Coligação 'Fazendo Mais Por Nossa Gente'.
A decisão foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TRE nesta quinta-feira (6). A coligação fez o pedido alegando que o juiz auxiliar Márcio Rys possuía inimizade com o senador eleito Omar Aziz (PSD), que apoiou Melo nestas eleições.
"É amplamente sabido que Márcio Rys Meirelles de Miranda fora Secretário de Estado de Justiça (Sejus) da gestão Omar Aziz, tendo permanecido no cargo ao longo de nove meses. Durante esse período, ocorreu a fuga de pelo menos 48 detentos, em diversas ocasiões e de várias unidades prisionais, além de pelo menos três rebeliões e dois motins em presídios do Estado. Assim, após constatada a absoluta incompetência de Márcio Rys para a gestão pública, como evidente, ele fora exonerado por telefone em programa de rádio ao vivo pelo então Governador Omar Aziz", cita a decisão.
Com o afastamento de Rys, todos os processos em que o magistrado atuava e que tinham como parte o governador deverão ser redistribuídos ao juiz auxiliar com mais tempo no tribunal, que não foi especificado no processo.