Política
Por

A Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta quinta-feira (19) em primeiro turno a proposta de emenda à Constituição que faz parte do pacote de corte de gastos do governo federal. Foram 344 votos a favor e 154 contrários. Ou seja, o governo conseguiu garantir uma margem de segurança para aprovação da medida, já que para que uma PEC seja aprovada no Parlamento são necessários 308 votos favoráveis.

O texto aprovado restringe o acesso ao benefício do abono salarial, conforme a proposta da equipe econômica do governo federal. O benefício é pago para os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos e agora a ideia é restringir nos próximos anos para aqueles trabalhadores que recebem até um salário mínimo e meio.

A medida também altera repasses do Fundeb, o fundo da educação básica, reduzindo os percentuais para aplicação em escolas de tempo integral e permitindo ao Ministério da Educação também alterar o direcionamento de recursos.

Por fim, o texto tenta ainda limitar os supersalários no funcionalismo público, lembrando que o teto hoje é de 44 mil reais, no entanto, uma mudança feita pelos parlamentares na última hora pelo relator Moses Rodrigues acabou estabelecendo que os rendimentos que ultrapassam esse teto devem ser definidos por lei ordinária e não por lei complementar que precisa de maioria absoluta para ser aprovada. Ou seja, a medida na verdade acaba facilitando a aprovação de exceções a essa regra do teto do funcionalismo.

Agora, os deputados vão analisar os destaques e, em seguida, ainda é necessária votação em segundo turno, onde o governo, mais uma vez, precisará de no mínimo 308 votos. Esse é apenas o primeiro projeto que está sendo analisado nesta tarde do pacote de corte de gastos.

Mais recente Próxima Lula já está de volta a Brasília após liberação de médicos em São Paulo
Mais da CBN

Nove pessoas seguem desaparecidas após o rompimento da ponte que liga Tocantins ao Maranhão

Sobe para 8 número de mortos após   desabamento de ponte no Tocantins; Marinha detalha buscas por desaparecidos

Conforme dados de geolocalização obtidos pela Secretaria de Administração Penitenciária do Rio, Silveira esteve até em um shopping

Moraes cobra explicações de Daniel Silveira sobre violação das regras da liberdade condicional

Até ano passado, a via fechava às cinco da tarde. A prefeitura divulgou um esquema especial de trânsito e segurança para a festa, que promete atrair 2 milhões e meio de pessoas. Neste ano, serão 12 minutos de fogos.

Réveillon em Copacabana: avenida Atlântica terá fechamento total a partir das 8h da manhã do dia 31

Número representa aumento em relação aos óbitos registrados no mesmo período de 2023, quando 90 pessoas morreram.

PRF registra 165 mortes em rodovias federais na semana do Natal

Moraes tinha dado prazo de 48h para a resposta do Exército Ministro ainda decidiu manter presos Braga Netto e Mário Fernandes.

Exército responde ao STF sobre visitas diárias e esclarece que apenas um militar recebeu autorização excepcional

Cerca 6 milhões de passageiros circulam por dia no sistema formado por Metrô e de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e trens metropolitanos privatizados.

Tarifa de metrô e trens sobe para R$ 5,20 a partir do dia 6 de janeiro na Grande SP

A OpenAI admitiu que está enfrentando um problema com altas taxas de erro e que é causado por um provedor.

'O silêncio responde a tudo': ChatGPT fora do ar? IA apresenta instabilidade e usuários relatam erros

Liderando por quatro anos consecutivos, o nome Miguel, em 2024, ficou em segundo lugar no ranking.

'Helena' foi o nome mais registrado em 2024 no Brasil