Política
Por

Foi aprovada em segundo turno a PEC que faz parte do pacote do corte de gastos por 348 votos a 146, ou seja, com uma com uma margem maior do que no primeiro turno, com quatro votos a mais. O governo e a oposição discutem também os destaques a esse projeto.

Esta PEC trata do acesso ao benefício do abono salarial. Conforme o texto do relator, se mantém os valores para quem ganha até dois salários mínimos -- o abono é de um salário por ano funcionando como um 14 salário -- e a ideia é restringir, nos próximos anos, até um salário mínimo e meio. A medida também altera repasses do Fundeb (Fundo da Educação Básica), e também tenta limitar os supersalários no funcionalismo público.

O relator desse projeto de lei, Isnaldo Bulhões, falou na tribuna e fez a defesa do projeto, dizendo que é enxuto, mas que colabora para a contenção de gastos. Ele afirmou que não haverá qualquer prejuízo para os beneficiários do BPC e acabou reduzindo muito as restrições ao acesso a esse benefício.

O líder do governo, José Guimarães, afirmou que os ajustes feitos preservam a espinha dorsal do projeto:

"Nós estamos fazendo como sempre o presidente Lula nos disse, a matéria quando o executivo manda para esta casa, ela é aperfeiçoada, as pequenas mudanças, os ajustes que nós fizemos preservam a espinha dorsal do ajuste fiscal que o governo está fazendo. Mantivemos coisas muito importantes, sempre com a preocupação de fortalecer o novo arcabouço fiscal, as novas metas ficais do Brasil, portanto, eu penso que esse momento é muito forte para o Brasil, é uma demonstração de que a Câmara está dando uma contribuição muito grande para o Brasil e evidentemente para o nosso governo."

Sobre a alta do dólar, o deputado diz que vê especulação e que é "nociva" para o país:

"Eu não sei por que o mercado especula tanto. A gente faz tudo e eu não sei, sinceramente, eu não sei, eu queria entender por que essa especulação tão grande. O governo está fazendo a responsabilidade fiscal, crescimento econômico, inflação dentro do centro da meta mais ou menos ali, eu não sei porque fica essa especulação toda, isso é ruim para o país, é nocivo ao interesse do Brasil."

Mais recente Próxima Câmara aprova em 1º turno o texto-base da PEC do pacote fiscal
Mais da CBN

Marcelo d'Agosto responde a dúvida do ouvinte Francisco.

Foi o que disse, em entrevista à CBN, o advogado Paulo Ascenção, que acompanha a família da jovem.

Família de jovem baleada na cabeça por agentes da PRF vai processar a União

Até o momento, 14 corpos já foram liberados para os familiares.

Polícia Civil identifica 15 vítimas de acidente entre ônibus e carreta em MG

Em entrevista ao Jornal da CBN, o ator Tony Ramos disse que o humor do artista era resultado de "muita reflexão".

Tony Ramos: 'Ney Latorraca era um ator de muita reflexão'

Entre os personagens mais lembrados, estão os icônicos Vlad, de Vamp, e Barbosa, da TV Pirata.

Artistas e fãs prestam homenagens a Ney Latorraca nas redes sociais

Em entrevista ao Jornal da CBN, a atriz Cláudia Ohana lembrou a experiência de contracenar com o ator na novela Vamp, exibida entre 1991 e 1992 na TV Globo.

'Era capaz de falar da vida e da morte com humor', diz Cláudia Ohana sobre Ney Latorraca

Ele estava internado desde o dia 20 de dezembro devido ao agravamento de um câncer de próstata.

Morre o ator Ney Latorraca, aos 80 anos de idade

Segundo o Ministério dos Transportes, o trabalho foi reforçado desde ontem, com a participação de 29 mergulhadores profissionais.

Representantes de ministérios e agências federais se reúnem para discutir impactos do desabamento da ponte sobre o Rio Tocantins

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu na noite desta quarta-feira, o primeiro alerta via Cell Broadcast. Esta foi a primeira vez em que o sistema foi utilizado em uma situação real.

Defesa Civil emite um alerta para chuvas fortes com raios e rajadas de vento em São Paulo

O caso aconteceu na véspera de Natal, quando Juliana e a família se encaminhavam para casa de parentes em Belford Roxo para a ceia.

MPF vai investigar conduta de agentes da PRF em caso de jovem baleada com tiro de fuzil