Brasília
Por

Cinco militares presos por tentativa de golpe de estado devem passar o período de natal e ano novo atrás das grades. Apesar das defesas já terem feito pedidos de liberdade ao ministro Alexandre de Moraes, os oficiais permanecem custodiados em unidades do Exército e por lá devem passar o período das festas.

Os familiares deles já foram liberados a fazer visitas, nos horários de funcionamento das unidades, e não há pedido das defesas por comida diferenciada na ceia da natal, mas eles devem receber a alimentação do rancho dos locais nos dias 24 e 25, a mesma comida servida a quem está trabalhando de plantão no quartel.

O general Walter Braga Netto é o militar de maior patente entre os presos e foi o último a ser alvo da Polícia Federal. Ele foi preso no dia 14 de dezembro, enquanto os outros militares foram presos quase um mês antes, no dia 19 de novembro. Braga Netto já trocou de advogado a recentemente pediu a liberdade ao Supremo. A Procuradoria-Geral da República, no entanto, foi contra a liberação do militar, que está preso no Rio de Janeiro.

Já outro general envolvido na tentativa de golpe, Mário Fernandes, está em Brasília, onde tem parentes. Fernandes foi flagrado em áudios pedindo que o ex-presidente Bolsonaro desse um golpe. Num dos áudios obtidos pela Polícia Federal, Fernandes sugere que Braga Netto volte a ser ministro da Defesa para facilitar as ações e fala ainda em clamor popular.

Segundo a PF, Fernandes era o elo entre Bolsonaro e os acampamentos golpistas, levando informações de um lado para o outro.

Os demais militares presos na investigação do golpe, o tenente-coronel Helio Ferreira Lima, o major Rodrigo Bezerra de Azevedo e o major Rafael Martins de Oliveira também já solicitaram liberdade ao STF, mas o ministro Moraes ainda não deu resposta. As defesas negam também as acusações de tentativa de golpe de estado.

Mais recente Próxima Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman recebe alta da Unidade de Terapia Intensiva
Mais da CBN

A partir de agora, Receita Federal está de olho em movimentações acima dos R$ 5 mil e incluíram o PIX no monitoramento.

PIX taxado? Imposto para transação? Saiba o que é verdade sobre o meio de pagamento em meio a fake news

O projeto foi sancionado com 13 vetos e no último dia do prazo. O governo barrou a possibilidade dos estados abaterem de suas dívidas a prestação de serviços de cooperação entre estado e governo federal.

Lula sanciona com vetos projeto de renegociação da dívida dos estados

Aos 18 anos, João é considerado um dos grandes talentos não apenas do tênis, mas do esporte brasileiro. Ele é o tenista brasileiros mais jovem a vencer em uma primeira fase de Grand Slam.

Tenista brasileiro João Fonseca ganha em sua estreia em Grand Slams

Marina Vieira e Anna Beatriz Bezerra compartilham no Jornal da CBN as estratégias que as levaram à nota máxima no Enem 2024.

Simulado cronometrado e 'esqueleto' de redação: conheça as estratégias de sucesso das estudantes nota mil no Enem

Um ouvinte pergunta qual o melhor investimento: poupança, plano de previdência ou outra aplicação. Acompanhe o comentário de Marcelo d'Agosto.

Qual o melhor investimento para guardar uma sobra do orçamento todo mês?

O economista Alison Oliveira, coordenador do indicador FipeZap, em entrevista ao Jornal da CBN, detalha os motivos da variação e cita a questão da oferta e da demanda.

‘Aquecimento da economia e taxa de juros são fatores que provocaram a elevação no preço dos alugueis’, diz economista

Meta controla o aplicativo mais baixado pelos brasileiros em 2024; foram 65,2 milhões de downloads.

Instagram reafirma o fim dos filtros que modificam rostos

A expectativa é de que um milhão de pessoas compareçam, o que seria o maior show da carreira da artista.

Show de Lady Gaga em Copacabana está confirmado para maio, diz Lauro Jardim

Até o momento, 14 pessoas foram presas. Um deles é Miguel Barbosa de Souza Costa Júnio, apontado como o chefe da quadrilha. Ele foi preso em uma casa de luxo em São Gonçalo (RJ).

Operação mira uma das maiores quadrilhas de revenda de anabolizantes clandestinos no país

Jack Smith afirma que há todas as evidências possíveis e suficientes para condenar o presidente eleito dos Estados Unidos.

Procurador diz que Trump seria condenado por invasão ao Capitólio se não tivesse vencido eleição de 2024