"O Sonho de Abdias": filme em 3D faz sucesso entre visitantes do Senado
Desde novembro, a visita guiada ao Senado conta com a exibição do curta em 3D "O Sonho de Abdias". O visitante, com óculos de realidade virtual, acompanha o filme como se estivesse com os personagens. A experiência imersiva é um sucesso entre os visitantes. A viúva de Abdias, Elisa Larkin Nascimento, viu o curta na quarta-feira (18) e aprovou. O estudante João Oliveira e seu pai, Henrique, também. Eles se sentiram representados por Abdias, parlamentar que defendeu, entre outras bandeiras, o respeito às religiões de matriz africana.
Transcrição
IMAGINE ESTAR NO PLENÁRIO DO SENADO OUVINDO UMA DAS PRINCIPAIS LIDERANÇAS NEGRAS DO PAÍS, ABDIAS NASCIMENTO. ESSA EXPERIÊNCIA É POSSÍVEL GRAÇAS AO CINEMA 3D E AO CURTA "O SONHO DE ABDIAS".
O FILME É UMA DAS ATRAÇÕES DO PROGRAMA DE VISITAÇÃO DO SENADO E, NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA, FOI VISTO PELA VIÚVA DE ABDIAS, ELISA LARKIN. REPÓRTER MARCELA DINIZ:
Desde a semana em que se comemorou, pela primeira vez como feriado nacional, o Dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares, a visita guiada no Senado Federal conta com uma experiência imersiva de cinema 3D, com a exibição do curta metragem "O Sonho de Abdias". Com óculos de realidade virtual, o visitante acompanha o filme como se estivesse em cena com os personagens. Com direção e roteiro de Filipe Gontijo, o curta traz Rocco Pitanga no papel de Abdias Nascimento, intelectual multifacetado e senador pioneiro na defesa de ações de reparação pelos séculos de escravização no país. A co-protagonista é a estudante Janaína, vivida por Sophia Rosa. O diálogo entre os dois versa sobre a pouca presença de pessoas negras nos espaço de poder. Mas eu paro por aqui, para não dar spoiler! Quem quiser pode vir ao Congresso para saber como essa história termina! Aliás, esta é uma excelente oportunidade de conhecer Abdias, como ressalta a diretora de Comunicação do Senado, Erica Ceolin.
(Erica Ceolin - SECOM Senado) "As pessoas não conhecem essa história de Abdias, o legado de Abdias, quanto que hoje esse pensamento de naturalizar a posição do negro em todos os lugares da sociedade vem do que Abdias disse." Ele lança o exemplo, e as escolas aqui vão aprender isso na prática, vão sentir."
A experiência imersiva com o cinema de realidade virtual está sendo um sucesso entre os visitantes.
Uma das visitas ilustres foi a da viúva de Abdias, Elisa Larkin Nascimento, que veio ao Senado no dia 18 de dezembro para conferir a novidade:
(Elisa Larkin Nascimento - esposa de Abdias) "O filme é um registro bonito e que nos traz a possibilidade das novas gerações de pessoas negras, de pessoas originárias, todas as pessoas estarem representadas neste Senado que deveria representar o povo brasileiro."
O estudante João Oliveira também aprovou a experiência com o filme em 3D. Para ele, que é um adolescente umbandista, a parte que mais emocionou foi ouvir um senador que, desde lá atrás, já exigia o respeito às religiões afrobrasileiras:
(João Oliveira) "Foi muito emocionante ver o Rocco, assim, dando a mensagem dele. Eu, particularmente, sou umbandista, também, acredito em todas as coisas que ele falou. Fiquei muito representado, foi muito legal pra mim ver ele falando e representando toda a cultura negra."
O pai do João, Henrique Oliveira, também se sentiu representado por Abdias Nascimento:
(Henrique Oliveira) "É emocionante, né? Quando ele faz o discurso dele falando do que a gente acredita nos orixás, é muito emocionante, a gente se sente muito representado."
O respeito às religiões afro, a defesa de ações afirmativas e a própria ideia do Dia da Consciência Negra. Essas e outras bandeiras fizeram parte do "sonho de Abdias" Nascimento.
E muitas pessoas têm, agora, a chance de conhecer mais sobre esse senador histórico. O Daniel de Souza Pinto, da Secretaria de Relações Públicas do Senado, explica como funciona:
(Daniel Pinto - RRPP Senado) "O visitante vai poder fazer o agendamento aqui mesmo, no Congresso. Serão grupos de 12 pessoas que vão poder assistir ao filme e fazer a visita guiada numa expectativa de receber 1.500 pessoas por mês, né? Então eu convido todo mundo aqui que estiver em Brasília para passar aqui no Congresso e ter essa experiência especial com o tema da equidade de raça."
"O Sonho de Abdias" é o primeiro filme 3D incorporado à visitação do Congresso Nacional. Mas não será o único! “Memórias do Senado” é o título da segunda edição da sessão de realidade virtual, que estreará em 2025. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.