Acessibilidade no portal do Senado
O Portal do Senado Federal foi projetado para ser acessível e fácil de usar. Se tiver sugestões ou encontrar problemas, por favor, entre em contato pelo canal Fale com o Senado e ajude-nos a melhorar.
As instruções a seguir podem facilitar a navegação.
Teclas de atalho
Utilize as teclas de atalho para ir diretamente a alguns pontos do Portal. Os atalhos são acionados pela combinação de duas ou mais teclas. As teclas de atalho dependem do sistema operacional (Microsoft Windows, Mac OS, Linux, DOS ou outros) e do navegador (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari) que você usa. Informe-se sobre as configurações do seu computador caso as recomendações a seguir não ajudem.
As configurações mais comuns são:
-
a tecla ALT para os navegadores Internet Explorer, Google Chrome e Safari no Microsoft Windows
-
as teclas SHIFT e ALT, simultaneamente, para o navegador Mozilla Firefox no Windows ou Linux
-
a tecla COMMAND para o sistema operacional Mac OS
Mantendo essas teclas pressionadas, digite também um dos seguintes números para ir direto ao ponto (não use o teclado numérico, geralmente à direita do seu teclado):
-
tecla 1 - Página inicial do Portal
-
tecla 2 - Conteúdo principal da página corrente
-
tecla 3 - Mapa das principais sessões do Portal
-
tecla 4 - Campo de busca geral do Portal
-
tecla 5 – Fale com o Senado
Tamanho do texto
Atualmente os navegadores costumam trazer integrada ferramenta de ampliação ou redução de textos, conhecida como zoom.
Para usar o zoom no Microsoft Windows ou no Linux:
-
pressione a tecla CTRL e digite a tecla + (mais) para aumentar
-
pressione a tecla CTRL e digite a tecla - (menos) para diminuir
-
pressione a tecla CTRL e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página
Para usar o zoom no Mac OS:
-
pressione a tecla COMMAND e digite a tecla + (mais) para aumentar
-
pressione a tecla COMMAND e digite a tecla - (menos) para diminuir
-
pressione a tecla COMMAND e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página
Ferramentas úteis nos navegadores
Alguns navegadores oferecem ferramentas acessórias (chamadas de extensões ou complementos) para potencializar seu uso. Muitas delas visam a aprimorar a acessibilidade. Aqui vai uma lista de ferramentas que podem ser obtidas para melhorar a sua experiência, com detalhes de onde obtê-las e como instalá-las. As instruções para configuração de algumas dessas ferramentas estão em inglês.
Usando o Google Chrome:
-
Para efeito de aumento e diminuição do texto, entre na página da ferramenta Zoom e clique nos botões "GRATUITO" e, em seguida, "Adicionar". O ícone da ferramenta Zoom aparecerá na barra de ferramentas do navegador. Para fazer a configuração desejada, clique no ícone do menu do Google Chrome, localizado no canto superior direito da tela, entre em Ferramentas, Extensões, Zoom e Opções.
-
Para efeito de alto contraste, entre na página da ferramenta High Contrast e clique nos botões "GRATUITO" e, em seguida, "Adicionar". O ícone da ferramenta High Contrast aparecerá na barra de ferramentas do navegador. Clique nesse ícone para fazer a configuração desejada.
-
Para transformar em áudio um texto selecionado, entre na página da ferramenta Leitor Seleção (Texto-para-voz) e clique nos botões "Usar no Chrome" e, em seguida, "Adicionar extensão". O ícone da ferramenta (um alto-falante) aparecerá na barra de ferramentas do navegador, e uma janela de configurações irá se abrir para que você faça os ajustes desejados.
-
Para usar um teclado virtual, entre na página das Ferramentas de Entrada do Google e clique nos botões "GRATUITO" e, em seguida, "Adicionar". O ícone das Ferramentas de Entrada do Google aparecerá na barra de ferramentas do navegador e um menu estará disponível para que você faça os ajustes de configuração desejados em "Opções de extensão".
-
Para navegar por gestos do mouse, entre na página da ferramenta CrxMouse e clique nos botões "GRATUITO" e, em seguida, "Adicionar". Uma tela de configurações irá se abrir para que você faça os ajustes desejados.
-
Para escrever e editar textos por reconhecimento de voz, entre na página da ferramenta Dictanote e clique nos botões "USAR NO CHROME" e, em seguida, "Adicionar". O ícone da ferramenta Dictanote aparecerá na página de Aplicativos (Apps) do Google. Para fazer a configuração desejada, clique no ícone do Dictanote, entre no aplicativo, clique no ícone Settings, selecione Language Settings e Português do Brasil. Para que o aplicativo funcione, é necessário que seu computador tenha um microfone embutido ou que você o conecte a um microfone. Para ditar, é só clicar no ícone do microfone do Dictanote. O texto irá aparecendo à medida em que você for falando.
Cuidados necessários ao adotar as ferramentas úteis:
Algumas dessas ferramentas podem acessar suas informações pessoais e utilizá-las indevidamente, expondo você a riscos (como o de ser "rastreado", por exemplo). Por isso, leia atentamente cada uma das permissões solicitadas pela ferramenta antes de se decidir pela instalação. O Senado Federal não se responsabiliza por eventuais problemas decorrentes do uso das ferramentas.
Leitores de tela
Os leitores de tela são programas de computador projetados para serem utilizados por pessoas com deficiência visual. Eles capturam a informação apresentada na tela e a transformam em áudio. A navegação é feita com o teclado, na maioria das vezes sem a necessidade de mouse ou de monitor. O áudio é emitido por meio da placa de som do computador. Podem ser gratuitos ou pagos. A seguir, listamos alguns dos leitores de tela mais populares.
Gratuitos:
-
DOSVOX
Desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o DOSVOX não é apenas um leitor de telas e sim um sistema operacional completo que roda em Windows. Para baixar, acesse a página do Projeto DOSVOX. -
NVDA
Desenvolvido pela organização sem fins lucrativos NV Access, é um programa de leitura de tela gratuito e de código aberto. O NVDA (NonVisual Desktop Access) não precisa ser instalado no sistema, pode estar em um dispositivo removível, como um pendrive por exemplo. Para baixar, acesse a página de download do NVDA. -
Orca
Software de código aberto desenvolvido para o sistema operacional Linux. Além de leitor de tela, é também um ampliador de tela, possibilitando a utilização de apenas um programa para tornar o sistema acessível. Para obter informações sobre como baixar e instalar, acesse a página do Orca.
-
VoiceOver
Aplicativo de leitura de tela que vem integrado ao sistema operacional dos computadores da Apple (Mac OS X). Para saber mais, acesse a página do VoiceOver.
Algumas opções vendidas no Brasil:
-
JAWS
O JAWS (Job Acess With Speech) é um programa de leitura de tela desenvolvido pela empresa norte-americana Freedom Scientific para plataforma Windows. Para saber mais, acesse a página do JAWS para Windows. -
Virtual Vision
Programa de leitura de tela desenvolvido pela empresa brasileira MicroPower para ambiente Windows. Para saber mais, acesse a página do Virtual Vision.
Mouse controlado por movimentos da cabeça
Alguns programas permitem que o ponteiro do mouse seja controlado por meio de movimentos da cabeça.
-
eViaCam
Software de código aberto disponível para os sistemas operacionais Windows e Linux. O clique do mouse é acionado fixando-se por alguns segundos o ponteiro do mouse na região desejada da tela. Faça o download acessando a página do eViaCam. -
HeadMouse
Software gratuito desenvolvido pela Escola Politécnica Superior da Universidade de Lleida, na Espanha. É possível configurar diferentes movimentos para o clique do mouse. Faça o download acessando a página do Grupo de Investigação em Robótica da Universidade de Lleida.
Reconhecimento de fala
-
Dictanote Demo note - É um programa de reconhecimento de fala totalmente online, gratuito, admite pontuação, permite que você programe a pontuação e frases padrão, e oferece também a opção de reconhecimento de fala de outras línguas nativas, acesse a página dictanote.
Tradução automática de conteúdos de Língua Portuguesa para a Libras e/ou para Legendas em Língua Portuguesa:
-
VLibras - É uma ferramenta gratuita de código aberto que traduz automaticamente textos em Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O VLibras é integrado ao Portal do Senado e pode ser acessado pelo ícone de Libras, localizado no alto da página, à direita. O programa tem versões para desktops, smartphones e tablets, e também oferece uma plataforma colaborativa para construção de dicionário em Libras (Wikilibras). Faça o download acessando a página Conheça o VLibras.
reCaptcha - o conteúdo do Portal do Senado Federal é aberto e livre. O login só é pedido em situações nas quais é necessário que o usuário se identifique, por exemplo, ao enviar mensagens pelo “Fale com o Senado” ou ao participar dos debates legislativos, por meio da plataforma e-Cidadania. Nesses casos, o formulário correspondente requer o uso de um botão de verificação na tela de login.
A tecnologia usada nesses casos é a "reCaptcha", do Google, que não exige digitação de caracteres ou seleção de imagens, mas apenas a marcação de um botão, que valida a interação humana e comprova que não se trata de robô. O Senado considera a cautela relevante, visto que a plataforma e-Cidadania habilita a pessoa, uma vez identificada, a opinar nas matérias legislativas em debate, sugerindo emendas, propondo projetos de lei e participando de audiências públicas.
O dispositivo ReCaptcha é lido pela maioria dos softwares que pessoas com deficiência visual rotineiramente usam para acesso aos conteúdos da rede. Essa solução foi adotada pelo Senado em 2019 e atende ao eMAG (*), padrão governamental de acessibilidade.
Se você precisar de informações específicas sobre a acessibilidade deste portal, por favor, entre em contato conosco pelo Fale com o Senado.
- Contato
Telefones:+55(61)3033-2744
+55(61)3033-4311
E-mail:[email protected]