Descrição de chapéu Futebol Feminino

Fifa confirma datas da Copa do Mundo feminina no Brasil em 2027

País foi escolhido em maio para sediar o mundial, ao derrotar a candidatura europeia de Bélgica, Alemanha e Holanda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) confirmou nesta terça-feira (10) as datas da Copa do Mundo feminina de 2027, que acontece no Brasil.

A competição terá início em 24 de junho e termina no dia 25 de julho, conforme decisão do conselho da entidade máxima do futebol.

O Brasil foi escolhido em maio para sediar pela primeira vez o mundial feminino, ao derrotar a candidatura europeia de Bélgica, Alemanha e Holanda.

A imagem mostra um evento relacionado à FIFA, onde o Brasil foi anunciado como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. No fundo, há um grande telão exibindo o texto 'FIFA WOMEN'S WORLD CUP 2027' e a palavra 'BRAZIL', acompanhada da bandeira do Brasil. À frente, uma mesa com vários participantes e um orador em destaque, enquanto a plateia é composta por pessoas em trajes formais.
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, durante cerimônia da Fifa que confirmou a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo feminina de 2027 - Lillian Suwanrumpha - 17.mai.2024/AFP

"A Copa do Mundo feminina de 2027 já está tomando forma e mal podemos esperar pelo jogo de abertura na quinta-feira, 24 de junho de 2027, e todos os jogos que levam à final no domingo, 25 de julho de 2027", afirmou Gianni Infantino, presidente da Fifa, em comunicado.

"Este torneio histórico terá um impacto massivo não apenas na América do Sul, mas em todo o mundo, elevando o jogo feminino a um novo nível em termos de participação e popularidade", acrescentou o cartola.

As dez sedes indicadas pelo Brasil para receber a competição contam com estádios que foram reformados há dez anos para a Copa de 2014: Belo Horizonte (Estádio do Mineirão), Brasília (Mané Garrincha), Cuiabá (Arena Pantanal), Fortaleza (Arena Castelão), Manaus (Arena Amazônia), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Recife (Arena Pernambuco), Salvador (Arena Fonte Nova), São Paulo (Neo Química Arena) e Rio de Janeiro (Maracanã).

A Copa do Mundo feminina no Brasil terá 32 seleções. Por ser o anfitrião, o Brasil tem vaga garantida na competição, com mais duas reservadas para seleções da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).

A Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) tem direito a 11 vagas, e a AFC (Confederação Asiática de Futebol), a seis. Há ainda quatro vagas para CAF (Confederação Africana de Futebol) e Concacaf (Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe), cada, e uma para a OFC (Confederação de Futebol da Oceania).

Um torneio de repescagem com dez equipes definirá as três vagas restantes.

Será a décima edição da Copa do Mundo feminina. A primeira foi em 1991, na China, palco também do evento em 2007. Outros países que receberam o Mundial foram a Suécia (1995), os Estados Unidos (1999 e 2003), a Alemanha (2011), o Canadá (2015) e a França (2019). Na edição mais recente, Austrália e Nova Zelândia organizaram o campeonato de forma conjunta, em 2023.

A seleção brasileira ainda busca o seu primeiro troféu no torneio. O melhor resultado das mulheres brasileiras até hoje foi um vice, na edição de 2007, quando foram superadas pela Alemanha, na edição realizada na China.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.