Os Lençóis Maranhenses rivalizam, pela primeira vez, com Fernando de Noronha como destino de sonho dos turistas brasileiros endinheirados.
É o que mostra o Anuário de Tendências de Luxo 2025, lançado pela ILTM em parceria com o Panrotas e TRVL LAB.
Reflexo do interesse do viajante de alta renda, a região atrai investimentos. Neste ano, a rede portuguesa Vila Galé anunciou que investirá mais de R$ 100 milhões na construção de dois novos resorts de luxo no Estado: o Vila Galé Collection São Luís e o Vila Galé Collection Maranhão.
Para Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America, o destino se alinha às demandas do viajante de luxo, que busca conhecer novos lugares de belezas naturais que oferecem experiências menos exploradas e mais autênticas.
"O Maranhão é muito rico tanto em locais paradisíacos fora do comum, quanto em cultura e gastronomia, o que atrai o perfil do viajante de alta renda que quer aliar história e conhecimento à sua viagem de férias, calor e descanso. E o mercado hoteleiro está puxando a infraestrutura local, essencial para receber esse perfil de viajante."
A pesquisa, realizada pela internet com 3.284 pessoas que ganham mais de 20 salários mínimos, mostrou que 8,5% têm o destino maranhense como prioritário para a próxima viagem –ante 8,1% dos que preferem a ilha de Fernando de Noronha.
Segundo o levantamento, o perfil médio do viajante de luxo brasileiro é composto por quem ganha mais de R$ 30 mil por mês.
A maioria vive no Sudeste (60%) e mais da metade (51,7%) é de mulheres. Em média, esse público faz de 2 a 5 viagens nacionais por ano e de 1 a 3 internacionais por ano.
Com Stéfanie Rigamonti
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.