Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Lençóis Maranhenses desbancam Noronha como destino de luxo

Preferência de viajantes endinheirados faz investidores lançarem empreendimentos na região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Os Lençóis Maranhenses rivalizam, pela primeira vez, com Fernando de Noronha como destino de sonho dos turistas brasileiros endinheirados.

É o que mostra o Anuário de Tendências de Luxo 2025, lançado pela ILTM em parceria com o Panrotas e TRVL LAB.

Reflexo do interesse do viajante de alta renda, a região atrai investimentos. Neste ano, a rede portuguesa Vila Galé anunciou que investirá mais de R$ 100 milhões na construção de dois novos resorts de luxo no Estado: o Vila Galé Collection São Luís e o Vila Galé Collection Maranhão.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - Cristian Dimitrius Produções - 9.mai.2023/ICMBio

Para Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America, o destino se alinha às demandas do viajante de luxo, que busca conhecer novos lugares de belezas naturais que oferecem experiências menos exploradas e mais autênticas.

"O Maranhão é muito rico tanto em locais paradisíacos fora do comum, quanto em cultura e gastronomia, o que atrai o perfil do viajante de alta renda que quer aliar história e conhecimento à sua viagem de férias, calor e descanso. E o mercado hoteleiro está puxando a infraestrutura local, essencial para receber esse perfil de viajante."

A pesquisa, realizada pela internet com 3.284 pessoas que ganham mais de 20 salários mínimos, mostrou que 8,5% têm o destino maranhense como prioritário para a próxima viagem –ante 8,1% dos que preferem a ilha de Fernando de Noronha.

Segundo o levantamento, o perfil médio do viajante de luxo brasileiro é composto por quem ganha mais de R$ 30 mil por mês.

A maioria vive no Sudeste (60%) e mais da metade (51,7%) é de mulheres. Em média, esse público faz de 2 a 5 viagens nacionais por ano e de 1 a 3 internacionais por ano.

Com Stéfanie Rigamonti

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.