Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Congresso Nacional tecnologia

Discussão de IA pode gerar novo atrito com Senado, avalia cúpula da Câmara

Disputa passa por qual Casa irá dar a palavra final em projeto sobre o tema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A cúpula da Câmara dos Deputados avalia que a discussão em torno da regulamentação da Inteligência Artificial (IA) no Congresso pode gerar um novo atrito com o Senado por causa de divergências sobre sua tramitação —e qual Casa terá a palavra final acerca do tema.

Líderes da Câmara defendem que um projeto mais antigo deve ser priorizado, em detrimento de um apresentado mais recentemente e com teor semelhante. Em 2021, os deputados aprovaram um projeto de autoria de Eduardo Bismarck (PDT-CE) que trata da regulamentação da IA. A proposta não andou no Senado.

A fachada do Congresso Nacional, em Brasília
A fachada do Congresso Nacional, em Brasília

Em 2023, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou um projeto com a mesma proposta. O texto foi aprovado em dezembro e, agora, segue para a análise dos deputados.

Um líder da Câmara afirma que isso pode gerar novo conflito entre as duas Casas, a exemplo do que ocorreu na discussão da legislação sobre crédito de carbono. Naquele momento, houve uma disputa entre Pacheco e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) —e aliados do deputado não descartavam a possibilidade de que essa questão fosse judicializada.

Na avaliação desse deputado, será necessária negociação entre as duas Casas e seus próximos presidentes para chegar a um acordo sobre a tramitação dessa matéria.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.